Com o avanço contínuo da tecnologia e o advento da inteligência artificial (IA), a automação dos processos empresariais tem se tornado uma realidade em empresas ao redor de todo o mundo. À medida que a tecnologia avança, as empresas estão adotando soluções automatizadas para otimizar suas operações e aumentar a eficiência, de acordo com análise da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil.
Uma das áreas impactadas pelo avanço tecnológico é a de atendimento ao cliente ou os “call centers”. Com as inovações tecnológicas, essa área otimiza tempo e libera as equipes para atividades proativas e estratégicas.
A distribuidora de combustíveis ALE, por exemplo, verificou ganhos no setor de atendimento. Na companhia, as equipes agora atuam de forma mais estratégica, na célula de pré-venda, prospectando e identificando leads potenciais com interesse de se tornarem bandeira ALE. “A automação em diversos processos traz benefícios para a empresa; no entanto, verificamos a importância de viabilizar uma célula específica com foco em atividades estratégicas que agregam valor, como análise de dados para a busca incessante de leads potenciais que desejam receber propostas de negócios para se tornar um Posto ALE”, comenta a gerente de Relacionamento com o Cliente da ALE, Giseli Lauer. Ela afirma que, com isso, o trabalho do consultor comercial de novos negócios ficou mais eficiente.
Tecnologia também proporciona mais humanização no atendimento
Em tempos de IA e automação de processos, o atendimento humanizado é fundamental para manter a proximidade com clientes. A mais recente edição do relatório Zendesk CX Trends mostrou não apenas que os consumidores latino-americanos valorizam mais o atendimento ao cliente do que o resto do mundo, mas também que os líderes de experiência do cliente (CX) estão cada vez mais preocupados em atender às expectativas desses consumidores.
Segundo o estudo, embora a média global seja de 52%, na América Latina, 74% dos consumidores mudariam para um concorrente devido a uma única experiência ruim. O relatório também destaca que 81% dos clientes latino-americanos gastam mais com empresas que proporcionam uma experiência de conversação integrada e contínua, 11 pontos percentuais acima da média global.
De acordo com Giseli Lauer, o estudo reflete a visão da companhia sobre o tema. “Consumidores valorizam a proximidade, a atenção e os relacionamentos duradouros. Na esteira da IA, observamos que os recursos proporcionados pela tecnologia desempenham um papel importante na execução de parte do serviço da área de atendimento, mas é fundamental ter um alto nível de humanização e empatia para encantar os clientes”, afirma. Ela complementa que “a automação dos processos não é apenas sobre eficiência operacional; é também sobre liberar o potencial humano e, dessa forma, a ALE mantém um relacionamento personalizado e mais próximo com seus clientes”.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |