O resultado líquido da LLYC (BME: LLYC) aumentou dois dígitos. A consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos faturou 4,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano, 13,4% a mais do que no mesmo período de 2022. Os resultados auditados da empresa confirmam os números de crescimento e lucratividade informados em julho. As receitas operacionais e totais aumentaram 12% (39,9 milhões e 48,7 milhões de euros, respectivamente). O EBITDA recorrente (valor absoluto do lucro operacional) teve um aumento de 9%, chegando a 8,8 milhões de euros.
Os números alcançados até junho estão dentro dos valores previstos. Em seis meses, a LLYC alcançou 50% da meta de receita e 50% do EBITDA previstos para o ano inteiro. A primeira parte do ano foi marcada pelo impulsionamento da unidade de negócios Deep Digital e pela aquisição da BAM, que tornou os Estados Unidos o terceiro maior mercado da empresa em volume.
O crescimento orgânico da receita (8%) está acima do registrado por empresas do setor e foi impulsionado pelas operações com maior impacto no grupo em termos de volume: Madri, São Paulo e México. A LLYC apresenta um balanço sólido e um perfil financeiro prudente.
O primeiro semestre do ano trouxe boas notícias para a consultoria, como a compra da BAM pela LLYC em San Diego, que triplicou seu tamanho nos EUA, e o impulsionamento da unidade Deep Digital. Para Alejandro Romero, sócio e CEO Global da LLYC, tudo indica que 2023 será mais um ano de crescimento na casa dos dois dígitos para a empresa, apesar do ambiente complexo no qual o mundo se encontra.Para ele, a empresa segue se fortalecendo, focando em inovação e criatividade para transformar o modelo de negócios dos clientes. “Isso me deixa muito satisfeito. Queremos que a LLYC continue sendo uma empresa de referência no acompanhamento do crescimento de nossos clientes e profissionais”, destacou.
Deep Digital, fundamental para o crescimento
O impulsionamento de Deep Digital foi fundamental no primeiro semestre do ano. Esta unidade de negócio, que engloba marketing digital (criatividade, performance e paid media) e soluções em transformação e inteligência digital, aumentou suas receitas em 25% no primeiro semestre e sua contribuição para o resultado total da empresa segue crescendo. Agora, ela representa 34% das receitas operacionais e 26% do EBITDA recorrente. Já no balanço das outras unidades de negócios da LLYC: a Europa como responsável por 34% das receitas operacionais e 40% do EBITDA recorrente até junho; a América Latina por 25% e 26%, respectivamente; os EUA por 7% das receitas e 8% do EBITDA.
Ao distribuir os resultados do primeiro semestre por região, a Europa (Espanha e Portugal) responde por 44% das receitas operacionais e 49% do EBITDA recorrente; a região Norte (México, Panamá e República Dominicana), 26% e 21%, respectivamente; a região Andina (Colômbia, Peru e Equador), 11% em ambas as variáveis; Estados Unidos, 9% das receitas operacionais e 10% do EBITDA recorrente; e a região Sul (Brasil, Argentina e Chile), 10% e 9%.
Foco em tecnologia, aposta em talentos e em criatividade
A LLYC continua investindo na melhoria de seu potencial em tecnologias exponenciais e inteligência artificial (1 milhão de euros por ano). E segue atraindo e conservando talentos. Em 30 de junho, a empresa de consultoria contava com uma equipe global de 1.175 profissionais (+4,3%), dos quais 63% são mulheres. 95 pessoas (8% da equipe) foram promovidas no primeiro semestre do ano, como parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus profissionais. Nesse sentido, 639 jovens consultores participaram nesse período do Programa Challengers, desenvolvido para acelerar suas carreiras.
Entre janeiro e julho, a LLYC continuou sendo reconhecida. Foi eleita como destaque entre as consultorias de comunicação com matriz espanhola nos rankings globais da PRWeek e da PRovoke. A BESO by LLYC foi eleita como a agência de Marketing Digital n.º 1 do México e como a Best of the Best pela revista Merca 2.0. Já a Apache by LLYC se tornou Premier Partner do Google, a maior certificação do gigante tecnológico, concedida a apenas 3% das empresas parceiras.
Além disso, as campanhas criativas desenvolvidas para os clientes também foram premiadas nas principais competições nacionais e internacionais. Em junho, o Festival El Sol 2023 premiou o projeto “Piensa menos” [Pense menos], desenvolvido pela agência CHINA, parte da LLYC, para a empresa de moda Adolfo Domínguez, e “Kolapso”, desenvolvido pela equipe de Consumer Engagement de Madri para a Fundação BBK. Outra iniciativa que obteve bastante reconhecimento foi a “Sopa de Señas” [Sopa de Sinais], da Beso by LLYC, para a marca de alimentos mexicana La Moderna. Ela foi premiada no festival El Ojo e no festival CLIO Awards. E a campanha ‘THD, The Hidden Drug’, foi premiada no IPRA Awards e no Premis Impacte.
Compromisso com a sociedade
A LLYC continua avançando em três linhas de atuação ambiental: economia circular, escritório sustentável e compra responsável. Nesse sentido, uma de suas ações de destaque realizada no período foi o lançamento do projeto de medição da Pegada de Carbono com a ferramenta GreeMko.
No primeiro semestre do ano, as atividades da Fundação LLYC beneficiaram 231 jovens em situação de vulnerabilidade nos países em que a empresa está presente. Isso foi possível graças ao trabalho voluntário de 91 profissionais, que dedicaram mais de 400 horas a essas atividades.
Além disso, como parte do plano de adequação e melhoria da gestão de ESG na LLYC, a empresa lançou um projeto para obter a certificação da Refinitiv e a classificação da plataforma Clarity AI.
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