Como parte do cotidiano da maior parte da população, as redes sociais não apenas conectam amigos e familiares, mas também influenciam as decisões de compra. É o que indica a pesquisa realizada pela All In e Opinion Box neste ano, que mostra que 74% dos consumidores brasileiros usam as redes sociais para obter informações sobre produtos e serviços com frequência.
Além disso, dentre eles, 43% concordaram parcial ou totalmente que desistem de comprar quando a empresa não tem uma rede social ativa, fator que mostra como as redes sociais influenciam as decisões de compra e como as marcas interagem com seus públicos.
A Black Friday nas redes sociais
Os consumidores estão mais positivos e confiantes. Segundo a pesquisa sobre a Black Friday deste ano, realizada pela Offerwise e encomendada pelo Google, 1 em cada 2 brasileiros estão apostando na melhora da economia e 68% apostam no aumento do poder de compra. Além do mais, o número de compradores online aumentou em 6% no primeiro semestre de 2023, fator relevante para as empresas, que devem estar preparadas para aproveitar o evento comercial.
Mas vale lembrar que as vendas nas redes sociais não acontecem por acaso. Definir uma boa estratégia de engajamento é o que vai resultar no alcance de novas pessoas, sendo um dos principais fatores para a conversão das vendas, explica Mónica Medina, especialista em Marketing e Country Manager da LiveDune, plataforma de gerenciamento de redes sociais.
Uma outra pesquisa da Opinion Box mostrou que 82% dos brasileiros seguem alguma empresa ou marca no Instagram. Porém, manter uma presença ativa nas redes sociais requer um bom planejamento de marketing. “Ele permite melhorar a estratégia, dando mais foco ao time para que os esforços tragam ainda mais resultados, com ações mais assertivas. Ter objetivos claros e definidos, consistência e olhar de perto para a concorrência, são chaves para se ter sucesso nas redes sociais”, explica Mónica.
O gerenciamento das redes sociais
Como a análise dos dados desempenha um papel fundamental no planejamento das redes sociais, as empresas estão utilizando ferramentas para gerenciá-las. Através delas, é possível entender o que funciona e o que não funciona para o público-alvo, permitindo que ajustem suas abordagens em tempo real.
As plataformas de gerenciamento de redes sociais são ferramentas que otimizam o tempo dos profissionais de marketing. As empresas conseguem analisar os dados, realizar comparativos com a concorrência, programar postagens, acompanhar as interações com os seguidores e exportar relatórios com essas ferramentas. Ao economizar tempo e recursos, as empresas podem se concentrar na criação de conteúdo de qualidade e no engajamento com os clientes.
Além disso, as plataformas de gerenciamento de redes sociais fornecem informações sobre a performance dos conteúdos publicados, ajudando as marcas a compreenderem quais postagens funcionam melhor, quando postar e como os seguidores reagem ao conteúdo.
“Mais importante do que a coleta de dados, é a análise que é feita. As plataformas de gerenciamento, nesse ponto, otimizam o processo por conta da linha de construção em que os dados são apresentados, que é um ponto que impacta muito na correria do dia a dia, principalmente em momentos de alto volume de vendas, como na Black Friday”, comenta a Country Manager da LiveDune.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |