Segundo a CX Trends 2023, um estudo realizado que mostra as tendências de Customer Experience no Brasil, a experiência do consumidor é um fator crucial em todas as etapas da jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda e a recompra.
Nos últimos anos, houve um aumento de preocupação por parte das empresas sobre a jornada de compras dos clientes, desde a pré-vendas até a pós-compra. Recursos como os comentários nas redes sociais, indicações de influenciadores e a reputação do Reclame Aqui foram fatores que intensificaram essa preocupação.
Importância do atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente ajuda a guiar o consumidor pela jornada de compras da empresa. É a primeira linha de contato entre a marca e o cliente, construindo e mantendo relacionamentos positivos. Um bom atendimento não apenas resolve problemas e atende às necessidades dos clientes, mas também cria uma experiência que gera lealdade.
Clientes satisfeitos têm chance maior de retorno para futuras compras, segundo o estudo da Frost & Sullivan e podem recomendar a empresa para amigos e familiares, ampliando a base de clientes. Além disso, um atendimento eficiente diminui reclamações públicas e preserva a reputação da marca.
O atendimento ao cliente continua sendo um dos fatores mais cruciais. Segundo dados coletados desde 2019 pela Opinion Box, o percentual de consumidores online que consideram as empresas brasileiras eficientes ou muito eficientes em atender às solicitações dos clientes permaneceu estável, com uma leve queda de apenas 1%.
A jornada do cliente começa muito antes do atendimento ou da venda efetiva. A pesquisa aponta que 56% dos consumidores brasileiros utilizam o Google como ponto de partida para pesquisar produtos durante a etapa de pré-vendas. Além disso, o Reclame Aqui ganhou destaque, igualando-se ao Google como uma fonte popular para pesquisa de produtos nesta fase inicial.
Segundo Eduardo Rodrigues, COO do Moskit CRM, a experiência do usuário deve ser considerada desde o início até o fim da jornada de compras. “O que algumas empresas se esquecem é que a jornada do cliente começa quando ele faz buscas no Google e no Reclame Aqui para entender a reputação daquela empresa, não adianta ter o melhor produto ou serviço, se o seu cliente não tem coragem de comprar da sua empresa.”
Experiências ruins e desistência de compra
Outro ponto destacado na pesquisa é sobre a fidelização com as marcas. Experiências negativas podem levar os consumidores a abandonar uma marca. Cerca de 65% das pessoas entrevistadas admitiram ter desistido de uma compra devido a uma experiência ruim. Além disso, 52% afirmaram que uma experiência negativa de um amigo ou conhecido com uma marca os impediria de consumi-la.
Eduardo destaca a importância de as empresas responderem aos clientes e às reclamações nas redes sociais. “Depois que o cliente escolhe um produto na internet, ele precisa entender se aquela loja é comprometida. Ao olhar comentários nas redes sociais e a reputação no Reclame Aqui, ele quer entender se a loja tem problemas, e mesmo que tenha, se ela tenta resolvê-los.”
Um CRM de vendas desempenha um papel fundamental na organização das informações do cliente, proporcionando às empresas uma visão unificada e detalhada de seus clientes. Ao centralizar dados como histórico de compras, preferências, interações passadas e feedbacks, o CRM permite uma compreensão profunda do comportamento do cliente.
“Essa organização meticulosa das informações não apenas melhora a precisão na análise das necessidades e expectativas dos clientes, mas também ajuda as equipes de vendas a personalizar suas abordagens de maneira mais eficaz contribuindo significativamente para a prevenção de experiências ruins”, destaca Eduardo.
Customer Experience, redes sociais e aplicativos
Para proporcionar uma experiência excepcional, minimizar os atritos durante a jornada de compra é essencial. Os dados mostram que 63% dos consumidores preferem fazer compras sozinhos, mas ainda esperam assistência rápida quando necessário, seja via chatbot, suporte online ou redes sociais.
Falando sobre redes sociais, Eduardo complementa sobre a importância da omnicanalidade. “Empresas que estão presentes em canais online e offline de modo integrado saem na frente. Por exemplo, o WhatsApp, atualmente, é utilizado por mais de 80% da população brasileira. Portanto, as empresas precisam entender o papel desse aplicativo e utilizá-lo no processo de vendas.”
O WhatsApp se tornou uma ferramenta crucial no processo de vendas devido à sua acessibilidade e conveniência. Com milhões de usuários ativos no Brasil, o aplicativo proporciona uma plataforma instantânea para interações diretas entre empresas e clientes. A comunicação em tempo real oferecida pelo WhatsApp permite que as empresas respondam às consultas dos clientes de forma imediata, fornecendo informações detalhadas sobre produtos, preços e promoções.
Além disso, o aplicativo facilita o compartilhamento de imagens e vídeos, permitindo que os clientes visualizem os produtos antes de comprar, criando uma experiência de compra mais envolvente e confiável. A capacidade de enviar mensagens de forma gratuita também reduz custos para os clientes, tornando o WhatsApp uma escolha popular para trocas de mensagens, consultas e até transações de vendas.
A jornada de compra não termina com a venda. A fidelização do cliente muitas vezes acontece no pós-vendas. Os dados da pesquisa mostram que os canais preferidos para contato após a compra são WhatsApp, e-mail e chat online. Notavelmente, o uso do e-mail para se comunicar com as empresas após a compra aumentou, com 58% dos consumidores optando por esse canal.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |