Um levantamento feito pela plataforma Reclame Aqui em parceria com a empresa de tecnologia Linx apontou que 55% dos varejistas estão otimistas em relação às vendas da Black Friday 2023. O dia de promoções acontece na última sexta-feira de novembro, dia 24.
O relatório da pesquisa também mostrou que artigos de alto valor agregado são a grande aposta dos consumidores devido aos descontos significativos. Cerca de 69% dos compradores aguardam pelas promoções de uma marca específica.
Preços atraentes constituem o fator mais decisivo na hora de fechar uma compra, indicado por 35% dos respondentes da pesquisa. Em seguida, estão os produtos confiáveis (13%) e aqueles que têm boas avaliações (12%). Em relação à modalidade de compra, 44,8% dos entrevistados pretendem adquirir produtos em e-commerces, sites, lojas online e marketplaces.
Flávia Mattos, diretora de Marketing e E-Commerce no Girafa, afirma que os anos anteriores foram atípicos no varejo e cita a instabilidade política e a crise econômica em 2022. “Diante do cenário instável e um jogo do Brasil de Copa do Mundo no dia da Black Friday, o desempenho da data ficou aquém das expectativas”.
Números apontam crescimento nas vendas em 2023
Outro estudo, realizado pela MField com 2.300 pessoas, revelou um aumento de 32% no número potencial de compradores na Black Friday 2023, em relação ao ano anterior. A pesquisa também levantou números com relação aos canais de compra pretendidos.
Cerca de 56% dos respondentes disseram optar por lojas online, enquanto 18,6% pretendem comprar tanto em lojas online quanto físicas. Apenas 3,9% comprariam exclusivamente em lojas físicas. O levantamento também apontou que os eletrônicos (37%) são o segundo setor de maior interesse dos consumidores.
O diretor de Tecnologia da Informação do Girafa, Hélio Diniz, explica que, para um e-commerce, é fundamental conhecer a capacidade dos servidores para captação de vendas, faturamento e expedição de mercadorias. “Com relação à infraestrutura, pode-se utilizar a previsão de visitas ao site e vendas para estimar o tamanho e capacidade dos servidores”.
Conforme destaca Diniz, os dados também servem para estimar o aumento de capacidade contratada junto aos parceiros como, ERP (“Enterprise Resource Planning” – ou “Planejamento dos Recursos da Empresa”, em tradução livre), depósito e transportes. O valor do frete está entre os cinco aspectos mais relevantes para o consumidor decidir onde comprar o produto desejado, de acordo com levantamento do Google.
“O mês de novembro é muito importante, não só para as vendas, mas também para a visibilidade. É importante que o cliente tenha uma boa experiência de compra e volte a comprar na empresa após a Black Friday”, explica Mattos. Segundo a Pesquisa de Tendências do Cliente OpinionBox, 81% dos consumidores voltam a comprar em empresas que oferecem uma boa experiência de compra.
Para saber mais, basta acessar: https://www.girafa.com.br/
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |