As plataformas mudaram o cenário do mercado de trabalho em muitos segmentos, incluindo a prestação de serviços. Para auxiliar esses profissionais na digitalização e gestão de seus negócios, gratuitamente, a Profiz chega ao mercado em 2023 com o objetivo de também dar maior visibilidade para quem atua nos setores de climatização, energia solar e demais áreas como manutenção predial e instalações de móveis, câmeras de segurança, entre outros.
A plataforma surgiu durante a pandemia com o objetivo de materializar o propósito do Grupo Leveros, empresa que oferece produtos e soluções em climatização e energia solar, para liderar a profissionalização do mercado de prestação de serviços. Nos primeiros anos, a Profiz ficou rodando em modelo de MVP (Produto Mínimo Viável), para que se pudesse testar funcionalidades e compreender a forma mais eficiente de ajudar estes profissionais. Ao total, foram mais de 5 mil pessoas impactadas neste período.
“Percebemos que os pequenos prestadores de serviços têm muita dificuldade para acessar soluções de tecnologia, para serem mais digitais, mandar orçamentos e ter um approach com clientes finais de forma mais profissional. Acredito que nesses três anos, o balanço foi que a gente aprendeu muito sobre as dores desses profissionais e entendeu quem é importante para eles. Por isso, estamos lançando cada vez mais produtos, como a vitrine, para nos tornarmos o principal portal deste segmento”, explica o CEO do Grupo Leveros, Tiziano Pravato Filho.
Em números atuais, o app da Profiz tem uma média de mais de 60 downloads diários. Em julho de 2023, o montante de orçamentos realizados por prestadores de serviços dentro da plataforma passou de R$1 milhão. Em agosto, o aplicativo somou mais de R$4 milhões. “O indicador demonstra que os profissionais estão engajados, trazendo a sua gestão para dentro da Profiz”, reforça Pravato Filho.
Além da gestão de negócio e a vitrine de profissionais, a Profiz também conta com uma frente focada na qualificação dos profissionais cadastrados para que seja possível aproximá-los de grandes fabricantes que precisam de uma rede credenciada. “Eles têm acesso a fóruns de qualificação, treinamentos realizados pela própria Leveros e informamos sobre cursos profissionalizantes de entidades do setor. Tivemos uma média de 600 profissionais em nossos próprios eventos”, complementa o CEO do Grupo Leveros.
Leveros 3.0: aporte e criação de joint venture
A Profiz é o carro-chefe de um novo modelo de negócios, o Leveros 3.0. A companhia quer atuar como um catalisador do ecossistema, numa perspectiva 360º, suprindo todas as necessidades dos stakeholders através da plataforma.
Para alcançar o formato atual, o Grupo Leveros aportou, no início de 2023, R$10 milhões na wap.store, empresa que oferece soluções tecnológicas, resultando na criação de uma joint venture.
“Entendemos que o modelo tradicional em que temos apenas uma persona, já não comporta o nosso segmento. A plataforma estimula o relacionamento com todos os elos da cadeia e, com isso, queremos fazer negócios com todo mundo. A Profiz traz uma solução tecnológica para o mercado, atendendo prestadores de serviços, fornecedores, indústrias, cliente final e, até mesmo, os concorrentes do Grupo Leveros que podem ser parceiros”, comenta o CEO Tiziano Pravato Filho.
Mais funcionalidades: A inspiração vem de negócios que já existem nos Estados Unidos, com modelo semelhante, focado em empresas prestadoras de serviços. Porém, a Profiz se propõe a ser mais abrangente, oferecendo ferramentas de gestão (para vendas, com propostas comerciais customizadas, e de time de campo, com ordens de serviço; checklists de serviços; gestão de contratos e Plano de Manutenção Operação e Controle), manuais de produtos; marketplace com sellers como Leveros, Refrigás, Trox e outros; ferramenta de cashback; calendário de eventos; gestão de certificações e avaliações de clientes para execução de serviços e, a vitrine de profissionais.
Sobre Grupo Leveros
Fundado em 1978, o Grupo Leveros oferece soluções completas em climatização, refrigeração e energia solar. A companhia iniciou como uma empresa prestadora de serviços de linha branca. No início dos anos 2000, passou a atuar com a comercialização de ar-condicionado split, e em 2007, foi uma das primeiras a vender o produto via e-commerce no Brasil. Em 2019, ingressou também no mercado de energia solar. Em 2020, lançou a Profiz, plataforma voltada ao desenvolvimento de prestadores de serviços e parceiros. Nos últimos anos, o Grupo Leveros vem recebendo reconhecimentos como o Prêmio Reclame Aqui e Magalu (2017), o Prêmio B2W Marketplace Seller Day (2017 e 2018), medalha de ouro no Ebit (avaliador de satisfação de consumidores em compras virtuais) e figura entre as 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro (SBVC). Além disso, sua cultura organizacional também foi destacada pelo Ranking Great Place To Work (GPTW – Melhores Lugares Para Trabalhar). Em 2023, a companhia figura no ranking Valor 1000.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |