De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro semestre de 2023, o setor registrou um faturamento de R$ 105.107 bilhões, com um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2022. O faturamento médio teve aumento em todos os segmentos, quando comparados ao mesmo período de 2022, com destaque para as áreas de Saúde (21%), Moda (15,9%), Alimentação e Educação (14,8%) e Casa e Construção (9,5%).
Ainda de acordo com a ABF, a projeção de faturamento até o final deste ano é de R$ 232.635 bilhões.
Tendo em vista o cenário positivo, algumas marcas, principalmente da área de casa e construção, seguem investindo no modelo de franqueados como é o caso da Bell’Arte, fabricante de mobiliários de alto padrão, que adotou o sistema há 7 anos. “A estruturação das franquias Bell’Arte Dreams foi um modelo de negócios que surgiu naturalmente após a criação da nova marca do Grupo Bell’Arte focada em ambientes de dormir”, explica Thayse Freiberger, diretora de marketing da empresa.
Com um portfólio voltado para produtos como colchões, camas, cabeceiras e móveis para quartos, a Bell’Arte Dreams atua através de franquias plenas ou de franquias galerias, que operam no sistema “store in store”, ou seja, espaços exclusivos da marca com produtos e identidade visual, com metragem mínima de 60m², dentro de uma loja de móveis de alto padrão em operação. “Nesse modelo, o franqueado potencializa os seus resultados em vendas enquanto nós, como marca, prestamos todo o suporte, treinamentos e assessoria de marketing para a operacionalização do espaço”, afirma Thayse.
Hoje, a marca conta com três franquias plenas nas cidades de Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Belém e 30 galerias espalhadas em 21 estados do Brasil, entre eles, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Londrina, Recife e João Pessoa, que representam 17% do faturamento do Grupo Bell’Arte. “A nossa expectativa é crescer 15% ao ano, nos próximos três anos”, revela a diretora.
Outra marca do segmento de casa e construção que adotou o modelo de franquias é a Evviva, que atua na área de mobiliários planejados. Com 30 lojas no Brasil e duas no exterior (Portugal e Paraguai), a marca passou a trabalhar sob o modelo de franquia para garantir a padronização e a qualidade de toda a rede, visando a expansão em escala. De acordo com Diego Machado, diretor geral da Evviva, “vamos ampliar o número de franquias no Brasil e Exterior, com inaugurações já previstas para o primeiro trimestre de 2024, em Macaé, Ribeirão Preto e Sinop. No exterior, abriremos uma loja na República Dominicana e já estamos em negociações com outros países”, aponta.
Estreante no universo das franquias está a Maiori Casa, que oferece soluções têxteis – tapetes e tecidos – também para o segmento de alta decoração. Em março, a marca inaugurou sua primeira flagship em São Paulo que, de acordo com André Cepeda, CEO da Maiori Casa, irá orientar a expansão do negócio. “A loja de São Paulo é a primeira a adotar o modelo de franquia e está nos ajudando a criar as bases de padronização, layout e apresentação das nossas composições têxteis, visando a expansão dos modelos Concept, que será a loja monomarca e o Studio, que são as lojas store in store”, diz.“Até meados do primeiro semestre de 2024, esperamos ter lojas Concept (monomarca) no interior de São Paulo e no exterior, bem como lojas Studio, que já têm negociações encaminhadas”, finaliza.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |