4 Passos Simples de como aprender qualquer coisa em 20 horas

Compartilhe essa matéria

Parece coisa de Coach charlatão, mas não se assuste, isso é pura ciência.

Calma, não é piração minha e nem pretendo vender curso com isso. O idealizador desta ideia é o escritor Josh Kaufman que, pretendendo quebrar a lei das 10 mil horas, escreveu o livro “As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido”. O livro logo entrou na lista dos mais vendidos nos EUA.

Depois de desenvolver uma pesquisa, ele percebeu que boa parte das pessoas que tomavam a regra de Gladwell por verdadeira não entendia o real significado dela que, assim como uma “brincadeira de telefone sem fio”, seu sentido tinha sido completamente alterado.

Mensagem inicial:

  • Leva-se 10 Mil horas para alcançar o Auge de uma atividade supercompetitiva;

Alterou-se para:

  • Leva-se 10 Mil horas para se tornar um Expert em algo;

Que se modificou em:

  • Leva-se 10 Mil horas para se tornar Bom em alguma coisa;

Que, por fim, tornou-se:

  • Leva-se 10 Mil horas para aprender alguma coisa.
Josh estudou sobre o tema e encontrou uma análise que comprovava seu ponto de vista. Realizada por especialistas da Universidade CSU (Colorado State University), o estudo instruiu pessoas a realizarem uma habilidade motora/cognitiva e/ou uma tarefa que requeria habilidade mental e neste processo eles marcavam quanto tempo cada participante levava para completar a tarefa.

Quando os participantes iniciavam as tarefas levavam muito tempo para adquirir praticidade, porque era algo novo, e o desempenho era medíocre. No entanto, com um pouco de prática, eles se tornavam cada vez melhores.
A questão que os especialistas queriam descobrir era quanto tempo nós levamos para começar algo partindo da total incompetência até tornar-se razoavelmente bom? A resposta foi: 20 HORAS.
Nesse sentido, dividindo 45 minutos por dia, você consegue completar 20 horas em cerca de um mês. Confira os 4 pontos fundamentais para poder aprender algo em 20 horas.

1. DECOMPONHA A HABILIDADE 

Grande parte das habilidades não é nada mais do que um amontoado de coisas juntas e diferentes. Para tentar aprender sobre determinada coisa, você precisa dividir essas habilidades em itens para poder assim escolher qual dessas partes vão ajudar a conseguir o que você quer. Quando você pratica essas coisas mais importantes primeiros, você melhora a sua performance no menor tempo possível. É semelhante ao modo indicado para resolver um grande problema, onde você precisa quebrá-lo em pequenas tarefas e executar uma por vez.

2. APRENDER O SUFICIENTE PARA SE AUTOCORRIGIR

Escolha entre três e cinco recursos sobre a habilidade na qual esta aprendendo. Recursos entenda livros, vídeos, cursos, etc… para utilizar como fonte de consulta, autocorreção, tornando o aprendizado um meio mais dinâmico de melhorar seu estudo. Entenda que o foco não é ler todos os livros ou uma série 30 de vídeos definitivos sobre o tema. Isso só vai fazer você procrastinar. Você não vai se tornar um especialista no assunto, mas quer aprender o suficiente para dominar a habilidade.

3. REMOVER AS BARREIRAS PARA PRATICAR

Televisão, internet, conversas paralelas, celular, etc. Remova todos estes itens que ficam no caminho entre você sentar, focar e realmente começar a aprender. Quanto mais você conseguir deixar de lado as distrações que estão nos impedindo de praticar, mais você vai aprender e evoluir no tema. Existe um método para isso muito bom que é o Pomodoro, inclusive já fizemos uma matéria falando sobre o tema.

4. PRATICAR POR PELO MENOS 20 HORAS

A maioria das ações encontram a chamada “barreira de frustração”, aquela que nos impede de sentar e fazer o que queremos fazer. Ninguém gosta de se sentir estúpido e, durante a aprendizagem, é normal ter esse momento. E é essa barreira que vai te impedir de seguir o aprendizado. Então, o ato de se comprometer a praticar o que quer que seja focado, por pelo menos 20 horas, ou, somente 20 horas que seja, você se prova capaz de superar esta barreira e se manter na prática tempo suficiente para colher a recompensa, no caso o aprendizado da habilidade.
 
Por