Transformação Condominial e a Inovação da Gestão

Compartilhe essa matéria

A inovação da gestão condominial transforma a tomada de decisões, tornando a administração mais eficiente, participativa e integrada digitalmente
inovação da gestão

Transformação Condominial e a Inovação da Gestão

A inovação da gestão condominial transforma a tomada de decisões, tornando a administração mais eficiente, participativa e integrada digitalmente.

A tendência para a gestão dos condomínios é a adoção da tecnologia aliada ao dia-a-dia dos administradores, síndicos e moradores. Vamos falar aqui sobre:

  • Os dados do Censo Condominial 2024/2025: aumento de residências em condomínio
  • Mudanças significativas no perfil de administradoras e moradores
  • Mudanças no perfil de Administradoras: busca pela inovação da gestão condominial
  • Mudanças no perfil dos Moradores: o desafio está na gestão dos conflitos condominiais
  • O uso de plataformas digitais e a inovação da gestão condominial

As transformações do setor condominial e a inovação da gestão condominial – Eligo voto online

Inovação da Gestão

A tendência para a inovação da gestão condominial é a adoção da tecnologia aliada ao dia a dia dos administradores, síndicos e moradores. O uso de plataformas digitais permite otimizar processos e tornar a administração mais eficiente, transparente e participativa.

Leia também – Assembleia 100% Online na Gestão Condominial

Os dados do Censo Condominial 2024/2025: aumento de residências em condomínios

O Censo Condominial 2024/2025, relatório geral do cenário dos condomínios no Brasil, foi editado com apoio em dados fornecidos pela Receita Federal e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demonstrou transformações significativas no setor.

De acordo com relatório e conforme o Censo Demográfico 2022 do IBGE, o Brasil possui 13.285.465 endereços condominiais (considerando casas e apartamentos), abrigando cerca de 68 milhões de pessoas. O estudo ainda indica que, considerando-se os dados por regiões, na Sudeste, os estados de São Paulo e de Minas Gerais lideram o aumento exponencial de residências em condomínios no período em análise.

inovação da gestão

A tendência para a inovação da gestão condominial é a adoção da tecnologia aliada ao dia a dia dos administradores, síndicos e moradores. O uso de plataformas digitais permite otimizar processos e tornar a administração mais eficiente, transparente e participativa.

Mudanças significativas no perfil de administradoras e moradores

O Censo Condominial faz um relatório sobre os aspectos operacionais, financeiros, comportamentais e tecnológicos das estruturas de residências em condomínio no Brasil. Com base nos dados, o estudo consegue mostrar as tendências e os desafios do setor. O relatório apontou dados importantes no que diz respeito às mudanças no perfil de administradoras e de moradores.

Mudanças no perfil de Administradoras: busca pela inovação da gestão condominial

Quanto às administradoras, o Censo mostra que há campo para aumento da demanda para todos os tipos de administradoras, de porte pequeno, médio e grande. A busca por inovação da gestão condominial, com automatização de tarefas rotineiras e a adoção de práticas tecnológicas, tem se mostrado o melhor caminho para aumento da demanda.

O relatório destacou que as administradoras que mais investem em tecnologia são as mais requisitadas pelos grandes complexos condominiais.

Mudanças no perfil dos Moradores: o desafio está na gestão dos conflitos condominiais

Quanto aos moradores, o levantamento aponta que a gerência de conflitos entre os condôminos é um dos maiores desafios impostos aos síndicos e a estratégia que se apresenta mais eficaz é a comunicação clara e precisa. Comunicar-se com transparência sobre as regras condominiais é medida essencial para a prevenção de conflitos.

Comunicações que antes eram feitas por avisos em elevadores e por reuniões presenciais, são substituídas por plataformas digitais, com informações repassadas em tempo real, com maior engajamento dos condôminos e, via de consequência, diminuição de reclamações com prevenção de conflitos.

O uso de plataformas digitais e a inovação da gestão condominial

Pelos dados levantados pelo Censo 2024/2025 fica evidente que a gestão de um condomínio é tarefa árdua e requer comunicação transparente com os moradores, clareza no esclarecimento das regras condominiais, participação ativa dos condôminos para envio de sugestões e maior controle da gestão.

É nesse cenário que o uso de tecnologia e de plataformas digitais, seja para votações, seja para aferição de pesquisas, enquetes ou comunicações internas, é fundamental para processos eficientes, dialógicos, transparentes e preventivos.

A tendência atual da inovação da gestão condominial é a adoção da tecnologia cada vez mais integrada ao dia-a-dia dos administradores, síndicos e moradores. Usando-a com segurança e inteligência, é possível a minimização de riscos e de falhas operacionais, garantindo-se redução de custos, eficiência procedimental, participação democrática dos moradores e convivência mais harmônica.

Inovação da Gestão

Os condomínios brasileiros precisam se preparar para essa nova realidade para que a cultura de práticas digitais seja a protagonista na gestão condominial.

Referências: Censo Condominial – relatório anual dos condomínios no Brasil. Disponível em Censo Condominial [2024] – uCondo

Sobre o autor: Cintia Barudi Lopes | Doutora pela PUC/SP. Professora da Universitária Presbiteriana Mackenzie. Advogada e Pesquisadora.

Fonte: https://eligovoto.com/inovacao-da-gestao-condominial