Reformas e manutenções preventivas, 6 recomendações para o Outono

Compartilhe essa matéria

Não é à toa que no período do outono observamos tantas obras e reformas nos condomínios. É uma estação de poucas chuvas e temperaturas mais amenas, sendo, portanto, ideal para que sejam realizadas as tão necessárias reformas e manutenções no condomínio.
manutenções preventivas no condomínio

Outono, tempo de reformas para que condomínios residenciais e comerciais comecem a programar o início das manutenções preventivas e corretivas, melhor época para manutenções e reformas em áreas externas.

Nesta época do ano as áreas comuns externas passam a ser menos utilizadas pelos moradores. Com a chegada do friozinho, as pessoas costumam se recolher mais e não utilizam tanto os espaços, como quadras esportivas, piscina e parques infantis.

Além disso, as temperaturas mais amenas também favorecem o trabalho dos profissionais, tornando o trabalho mais confortável para os envolvidos, e no uso e a aplicação de materiais, garantindo maior qualidade e durabilidade das obras.

O planejamento de obras para este período, podem ser realizadas de forma preventiva, antes do período de maior utilização das áreas comuns. No entanto, é importante que sejam realizadas com planejamento e priorização das obras de acordo com a necessidade e urgência de cada uma. Isso evita transtornos e inconvenientes para os moradores e visitantes do condomínio e traz tranquilidade para a gestão dos síndicos e síndicas.

Realizar obras de manutenção e reformas no outono em condomínios é uma prática comum e recomendada, pois essa época do ano apresenta características compatíveis com esse tipo de atividade.

Além disso, a realização dessas obras traz inúmeras vantagens para o condomínio e seus moradores, pois visa prevenir danos futuros e manter a preservação garantindo a valorização do imóvel.

No verão, o sol forte, a umidade e as chuvas desgastam muito as áreas mais expostas a essas ações do clima. O ideal é que os serviços de recuperação sejam executados no período de estiagem, ou seja, no outono. Para isso é importante verificar e avaliar quais são as obras necessárias ao longo do ano e criar um cronograma mais eficiente de manutenções para realizar neste período. Isso porque, durante essa estação, ocorrem poucas chuvas e as temperaturas costumam ser mais amenas, o que facilita a execução dos trabalhos e diminui o tempo necessário para a secagem de materiais utilizados.

Quanto ao que priorizar, é importante que o síndico e os gestores do condomínio façam um levantamento das necessidades de manutenção e reformas e dê prioridade às questões mais urgentes e que podem representar riscos à segurança dos moradores. Algumas obras comuns durante o outono incluem recuperação de fachadas, impermeabilização de lajes e paredes, revisão de sistemas hidráulicos e elétricos, além de pinturas e reparos em áreas comuns como piscinas, áreas de lazer e estacionamentos.

É importante destacar que, para garantir a eficácia das obras de manutenção e reformas, é fundamental que o condomínio contrate empresas especializadas e idôneas para a execução dos serviços. Empresas especializadas possuem conhecimento técnico e experiência necessária para identificar as necessidades reais do condomínio e oferecer soluções personalizadas e eficientes, além de garantir a qualidade dos materiais utilizados e dos serviços prestados. Além disso, é importante que o condomínio exija garantias contratuais dos serviços realizados para evitar problemas futuros.

O que diz o Código Civil:

Art. 96. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias.
§ 1º São voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor.
§ 2º São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.
§ 3º São necessárias as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.
Art. 1.341. A realização de obras no condomínio depende:
I – Se voluptuárias, de voto de dois terços dos condôminos;
II – Se úteis, de voto da maioria dos condôminos.
§ 1º As obras ou reparações necessárias podem ser realizadas, independentemente de autorização, pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino. (…)

Previamente, é importante fazer uma avaliação no condomínio de forma preventiva, existem profissionais e empresas especializadas nisso, que podem auxiliar para que sejam verificadas as obras e reformas necessárias.

É recomendado a contratação de um especialista, profissional ou empresa, que realize uma análise detalhada e dê diagnóstico dos problemas encontrados, com a indicação das medidas corretivas e preventivas a serem adotadas. Com base nesse relatório inicial, o síndico deverá acionar as empresas fornecedoras do mercado para a tomada de preços. Após isso, o resultado deve ser levado ao conhecimento dos moradores para que tenham ciência e aprovem todas as obras necessárias.

A partir daí, devem ser realizadas as licitações e contratadas as empresas especializadas que vão realizar cada uma das reformas. Sendo fundamental contar com profissionais especializados e empresas idôneas para garantir a qualidade dos serviços e a segurança dos moradores.

Veja quais são as principais verificações a serem feitas:

FACHADA

Com a mudança nas temperaturas ao longo das estações e as chuvas de verão, torna-se comum ocorrerem trincas, rachaduras, manchas, mofos e o descolamento de pastilhas, decorrentes da movimentação dos materiais que acontece com a variação das temperaturas. Portanto, faz-se necessário muitas vezes a pintura de fachadas e identificação e recuperação de trincas, fissuras, manchas e recolocação de pastilhas, em alguns casos nos condomínios que possuem pastilhas e outros revestimentos.

QUADRA POLIESPORTIVA

Danos causados pelo verão, pela alta utilização, uso de skates e patins nesta área, podem ter trazido danos para o piso. Confira a pintura do piso e das faixas existentes nas quadras, se há necessidade de reparos, impermeabilização e nova pintura.
Observe também como está a conservação das traves, postes e redes utilizadas na prática de esportes como futebol, tênis, basquete e outros. Pode ser necessário a troca, mas se for feita a manutenção e prevenção contra ferrugem e ações do tempo, uma pintura ou pequenos reparos serão suficientes.

PLAYGROUND

Manutenções preventivas dos playgrounds para condomínios mantém os brinquedos em bom estado, sem risco de acidentes e prejuízos com reposições desnecessárias.
A ABNT NBR 16071-1 foi criada em 2012, mas vigora no Brasil desde julho de 2013, e estabelece diversos requisitos de segurança e certificações, como ABNT para playgrounds e áreas para lazer infantil. Isso inclui a instalação, manutenção, inspeção e utilização de todos os equipamentos, projetos, brinquedos e pisos presentes nos parquinhos.

playground para condominios

IMPERMEABILIZAÇÃO

A infiltração é um problema bastante comum nos condomínios. Por ser um período de menor incidência de chuvas, o outono é ideal para realizar obras de impermeabilização em garagens, lajes, áreas externas, piscinas dentre outros locais. Sendo primordial que se contrate uma empresa especializada neste tipo de reparo, que tenha experiência, boas referências e garantias.

PISCINA

Momento de verificar se há vazamentos, rachaduras, limpeza ou troca de revestimentos, pintura dos decks e pergolados de madeira, impermeabilizações, revisão e manutenção de bombas e filtros, além de limpeza geral e o ideal é realizar isso enquanto os dias mais quentes não chegam para evitar custos altos com manutenção corretiva e reclamações dos moradores.

PAISAGISMO E JARDINAGEM

Período para manutenção dos jardins e gramados, cultivo de plantas e hortas nas áreas externas, assim como os preparos para seus novos ciclos, tempo de revigorar as funções biológicas das plantas e preparar os jardins, para um novo ciclo de crescimento.
Outono, período considerado ideal para manutenção dos jardins, em decorrência do repouso e da dormência das plantas e flores, período ideal para mudanças nos jardins. Aproveite o ciclo das plantas e renove-as para quando a primavera chegar. A ausência de sol forte no outono permite que elas se fixem, cresçam saudáveis e estejam prontas quando a estação das flores chegar. Promovendo bem-estar e valorização para seu condomínio.


Por: Redação