Um estudo inédito que envolveu 2 mil empresas demonstrou que mais da metade (57%) das empresas ainda não têm um time de SDR (Sales Development Representative, na sigla em inglês – Representantes de Desenvolvimento de Vendas, em português). Cabe a esses profissionais fazer a prospecção digital para captar e qualificar potenciais clientes antes de direcionar para o time comercial.
Ainda de acordo com a pesquisa, desenvolvida pela Ramper, 36,1% das organizações têm somente um SDR, ao passo que 38,6% das companhias possuem equipes comerciais que contam com dois a quatro colaboradores da área. Segundo a análise, apenas 12% das empresas empregam seis profissionais no grupo de trabalho.
“Depois de 9 anos de atuação no mercado, notamos que a maioria das empresas que nos procura para desenvolver estratégias de marketing, anúncios on-line e estratégias de captação de leads não possui uma estrutura de marketing ou comercial adequada para a qualificação de um lead e realização de uma venda”, conta Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site.
Ele ressalta que, apesar de a prospecção ser fundamental para negócios B2B, muitas empresas ainda não possuem a estrutura necessária para realizá-la.
Na visão de Ballarin, a falta de uma estrutura adequada de marketing e comercial para a qualificação de leads e conversão de vendas pode ter várias consequências negativas para o desenvolvimento das empresas, como:
“Para maximizar o desenvolvimento e o sucesso das empresas, é fundamental investir em estruturas de marketing e vendas eficazes, garantindo que os leads sejam devidamente qualificados e convertidos em clientes satisfeitos”, acrescenta.
Ainda de acordo com o CEO da Mestres do Site, uma estratégia de marketing e vendas é relevante nos dias atuais por, por exemplo, três motivos:
Para Ballarin, uma estratégia de marketing é crucial nos dias atuais devido à mudança no comportamento do consumidor e ao ambiente altamente competitivo. “Os principais ganhos incluem o alcance de um público mais amplo, a geração de leads qualificados, a personalização das mensagens e o aumento da eficiência dos custos, resultando em um crescimento e sucesso sustentável para as empresas”, conclui.
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