A frota mundial de carros elétricos atingiu a marca de 3,2 milhões no início de 2018; um aumento de 55% em relação ao ano anterior. Em nosso país, o crescimento foi de quase 50%. Mas… O que isso tem a ver com o seu condomínio?
Não muito distante, pode ser que uma significativa parte da frota de carros das garagens dos condomínios seja utilizada por carros elétricos ou híbridos. Uma vez que o governo zerou o imposto de importação para automóveis desse tipo e a alíquota de IPVA caiu em 50% em São Paulo, certamente você verá um carro desses entrando ou saindo por seu portão.
Uma das principais dúvidas com relação recarga de baterias de carros elétricos ou híbridos em condomínios é o custo. Afinal de contas, o condômino que não possui um carro desse tipo pode se sentir prejudicado, tendo em mente a ideia de que terá que pagar pela energia utilizada pelo proprietário do veículo.
O seu condomínio está se preparando para essa virada de paradigma?
Mas não é bem assim. Os sistemas de carregamento possuem tecnologia inteligente que distribui o custo do consumo entre usuários que realmente utilizam o serviço para seus carros.
Quando os carregadores são ligados na tomada geral do condomínio, o rateio é automatizado e o valor referente ao consumo real é destinado ao seu respectivo usuário. Em condomínios mais modernos já é possível ligar o carregador direto no relógio do proprietário.
Tudo vai depender da demanda, que tende a crescer. No mercado existem carregadores de veículos elétricos para utilização individual ou compartilhada. O s equipamentos mais modernos, inclusive, têm controle de acesso e emissão de relatórios mensais de consumo que são enviados automaticamente à administradora.
Segundo um estudo de Tony Seba, economista da Universidade de Stanford, os carros movidos a combustíveis fósseis desaparecerão até 2025. O relatório diz os veículos são mais baratos e o custo de combustível é quase inexistente.
Concretize-se ou não essa previsão, o carro elétrico ou híbrido no Brasil já é uma realidade e adaptar o condomínio para uma demanda crescente por esse tipo de energia é um assunto que precisa ser levado em consideração no seu planejamento para os próximos anos. | Fonte: Graiche – Carros Elétricos e Hibridos, como carregar em condomínios.
Para quem quer fugir das filas dos postos de combustíveis e economizar gasolina, dez alternativas ultraeconômicas
Com a crise dos combustíveis se alastrando por todo o Brasil, é preciso encontrar alternativas para economizar enquanto o abastecimento não é normalizado. Apesar de ainda restrito a apenas dez modelos, o mercado de híbridos e elétricos no Brasil contém uma vasta gama de opções para os consumidores: desde carros de marcas mais acessíveis até modelos de luxo.
Pensando nisso, listamos os nove carros híbridos e elétricos atualmente à venda no Brasil. A lista contém nove modelos híbridos e apenas um totalmente elétrico, o BMW i3.
De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, separamos aqueles que gastam menos.
Já que se reajusta o preço da gasolina quase que diariamente (e nem sempre para menos), o jeito é escolher modelos mais econômicos para não fazer um rombo do bolso no final do mês. O iCarros separou os dez carros que menos gastam combustível de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2018
Peugeot 208 Active 1.2
Consumo energético total: 1,39 MJ/km
Consumo com etanol: 10,4 km/l (urbano) / 11 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14,8 km/l (urbano) / 15,8 km/l (estrada)
Renault Kwid Life 1.0
Consumo energético total: 1,39 MJ/km
Consumo com etanol: 10,3 km/l (urbano) / 10,8 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14,9 km/l (urbano) / 15,6 km/l (estrada)
Volkswagen up! Move up! TSI 1.0 turbo
Consumo energético total: 1,41 MJ/km
Consumo com etanol: 10 km/l (urbano) / 11,5 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14,3 km/l (urbano) / 16,3 km/l (estrada)
Citroën C3 Origine 1.2
Consumo energético total: 1,42 MJ/km
Consumo com etanol: 10,2 km/l (urbano) / 10,8 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14,3 km/l (urbano) / 15,6 km/l (estrada)
Fiat Mobi Drive GSR 1.0
Consumo energético total: 1,43 MJ/km
Consumo com etanol: 9,8 km/l (urbano) / 11,1 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14 km/l (urbano) / 15,9 km/l (estrada)
Fiat Argo Drive 1.0
Consumo energético total: 1,45 MJ/km
Consumo com etanol: 9,9 km/l (urbano) / 10,7 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14,2 km/l (urbano) / 15,1 km/l (estrada)
Ford Ka SE 1.0
Consumo energético total: 1,49 MJ/km
Consumo com etanol: 9,2 km/l (urbano) / 10,8 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 13,5 km/l (urbano) / 15,7 km/l (estrada)
Renault Logan Authentique 1.0
Consumo energético total: 1,50 MJ/km
Consumo com etanol: 9,4 km/l (urbano) / 10,2 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 14 km/l (urbano) / 14,9 km/l (estrada)
Ford Ka+ SE 1.0
Consumo energético total: 1,51 MJ/km
Consumo com etanol: 9,3 km/l (urbano) / 10,7 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 13,2 km/l (urbano) / 15,3 km/l (estrada)
Fiat Uno Drive 1.0
Consumo energético total: 1,52 MJ/km
Consumo com etanol: 9,1 km/l (urbano) / 10,6 km/l (estrada)
Consumo com gasolina: 13,2 km/l (urbano) / 15,2 km/l (estrada)
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Fonte: iCarros
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |