Como fazer seu cachorro parar de latir

Compartilhe essa matéria

Os principais motivos para latidos excessivos são o tédio provocado pelo confinamento, os pets não aguentam passar longos períodos longe dos seus tutores e latem por tristeza.

É importante colocar limites em excessos, é preciso investigar as causas dos latidos quando uma situação fica exagerada para, então, descobrir como fazer o cachorro parar de latir.

Seu pet pode estar tentando chamar sua atenção

Parecido com a atitude de uma criança que se joga no chão e faz birra quando quer um brinquedo, e entendido isso é importante para saber como fazer o cachorro parar de latir.

Outras razões incluem medo, tentativa de alertar sobre pessoas e animais estranhos por perto, defesa do território, dor, problemas de saúde e até felicidade, quando fica efusivo demais e não consegue se conter.

Estímulos externos chamam a atenção do animal de estimação, por isso que os passeios no parque parece um passeio à Disney para ele – outros cães, gente desconhecida, brinquedos, fontes, árvores, grama, pássaros…

Para saber como fazer o cachorro parar de latir ou latir menos, é preciso descobrir quais motivos levam a tal comportamento.

O primeiro passo, portanto, é observar em quais momentos e situações o pet costuma latir mais. Sabendo o motivo, você pode seguir alguns dos seguintes passos:

  • Se ele estiver entediado, pode estar com excesso de energia, algo muito comum principalmente em raças de grande porte. Antes de sair de casa, exercite-o e deixe à sua disposição brinquedos interativos para que possa se divertir até você chegar. Se necessário, contrate um pet sitter para distrai-lo durante alguns dias da semana;
  • Fale de forma firme que tal comportamento é inaceitável, caso o motivo dos latidos seja chamar sua atenção. Não use palavras ofensivas e não grite; tenha paciência e ignore. Deixe que ele perceba seu aborrecimento e use o reforço positivo quando ele estiver quieto em situações em que ele, normalmente, latiria;
  • Caso os latidos sejam motivados por estímulos externos, procure bloquear a vista do cão. Por exemplo, se ele observa a rua e tarde para os carros, pedestres e outros cães, mantenha-o dentro de casa ou no quintal para que não faça muito barulho;
  • Para cães com ansiedade de separação a dica, além de dar muita atenção e carinho no tempo que estiver com seu animal de estimação, é deixar a televisão ou o rádio ligado para que ele não se sinta tão sozinho. Contratar um pet sitter também é uma boa saída;
  • Passeie com seu cão em locais movimentados com mais frequência, para que ele se acostume com os estímulos externos e outros cães e pessoas; apresentá-lo para os vizinhos e seus pets também pode ser uma boa ideia. Dessa forma ele não verá como estranhos e poderá diminuir os latidos.

Raças que Mais Latem

O Basenji é uma raça única de cachorro que não tarde, mas não vá se animar muito – ele uiva, em compensação. Os campeões em barulho são o Yorkshire, Poodle, Chihuahua, Pastor de Shetland, Setter Irlandês, Cairn, West Highland, Lhasa Apso e Doberman.

Mas algumas raças podem ser mais silenciosas, do tipo que só latem se for muito necessário. São bons exemplos, mas é importante destacar que essas não são regras a todos os exemplares de cada raça, ver abaixo:

  • Golden Retriever
  • Pug
  • São Bernardo
  • Bulldog Francês
  • Bullmastiff
  • Bichon Frisé
  • Cavalier King
  • Charles Spaniel

Comportamentos que Fazem Latir

Os cães podem latir quando se sentem ameaçados, seja por outro cachorro ou por outros animais e até pessoas, como uma forma de alertar o tutor que há algo de errado e até de impor respeito. Por serem territorialistas, eles também podem latir quando alguém invadir seu espaço, seja ele uma pessoa ou outro cachorro – nesse caso, podem até se tornar agressivos.

Quando estão muito animados, também tender a ser mais vocais, pois querem expressar a alegria que estão sentindo; é por isso que latem mais quando você chega em casa ou quando aparece com um novo brinquedo.

Uma visita que toca a campainha já faz o cachorro latir, como se quisesse dizer tanto “quem chegou?” quanto te avisar que tem gente no portão.

Como Fazer o Cachorro Parar de Latir

Existem três tipos de coleira antilatido: com recurso de sonoro, que emite um som irritante quando o cão late; de impulso eletrônico, conhecida como “coleira de choque”, que emite uma descarga mínima com o latido; e com spray de odor, que emite um cheiro desagradável quando o cão faz barulho.

O uso da coleira é polêmico, embora os recursos sonoros, de odor e de choque não cheguem a prejudicar o cão.

Adestramento Inteligente

Com o adestramento inteligente, método desenvolvido por Alexandre Rossi, conhecido como DR PET, educar animais baseado no reforço positivo traz benefícios tanto para o aprendizado dos animais, que passam a entender o que se espera deles e saber que serão recompensados, quanto para os tutores, que aprendem a lidar com os pets de uma maneira mais calma e clara, além de estreitar o relacionamento entre ambos.

Qualquer animal pode ser treinando através do adestramento inteligente como gatos, papagaios, assim como elefantes, porcos, girafas e, claro, cães.

Seja qual for a espécie, o importante é que o adestrador busque entender os comportamentos naturais e característicos de seu pet para que possa conduzir o adestramento de forma mais eficaz, aprimorando a comunicação e permitindo que convivam melhor com seus tutores e em sociedade.

Indicações para Uso da Coleira Antilatido

A principal recomendação para entender como fazer o cachorro parar de latir é, antes de mais nada, levar o cão a um veterinário para saber como causas dos latidos excessivos. A coleira só é recomendada para cães que latem demais e sem razão, mas na maioria dos casos os latidos tem alguma motivação que pode ser solucionada facilmente.


Veja aqui Calendário de Eventos PET

Em busca dos melhores produtos para o seu animal de estimação? Acesse a loja virtual Petz!