Energia fotovoltaica traz benefício econômico e colabora com a preservação do meio ambiente

Compartilhe essa matéria

Com a evolução tecnológica em diversas áreas, uma tem chamado a atenção pelo benefício econômico e por colaborar com a preservação do meio ambiente, sendo considerada uma energia limpa, a energia fotovoltaica.

Conhecida popularmente como energia solar, a energia fotovoltaica é obtida pela irradiação do sol sobre uma placa de silício, que normalmente são instaladas nos telhados, e funciona como uma usina de força.

Esta placa faz parte de um sistema elétrico, com ou sem baterias, capaz de armazenar a energia obtida pela radiação do sol, conseguindo alimentar uma casa, um prédio e até uma indústria.

O sol é uma fonte infinita de energia, para se ter uma ideia, ele produz 4 milhões de vezes mais energia em um dia, do que consumimos em todo planeta em um ano.

Então, porque não aproveitar esta ilimitada fonte de energia, já que possuímos a tecnologia para captá-la, e nos dias de hoje, está acessível a boa parte da população.

Levando em conta que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, principalmente em nosso país onde temos sol durante todas as estações do ano, muitos brasileiros decidiram investir nesta fonte de energia.

energia fotovoltaica além de produzir eletricidade para o imóvel onde o sistema está instalado, também pode repassar a eletricidade produzida para as concessionárias de energia e conseguir um bom desconto na conta.

Outro motivo pelo qual o sistema é muito utilizado, são os locais mais afastados dos centros e que não possuem fornecimento pelas companhias de distribuição de energia elétrica.

Este sistema que já é largamente utilizado no exterior, vem aumentando significativamente sua procura aqui no Brasil, visto a redução do seu custo, aliado aos seus benefícios.

Por estes motivos, o número de instalações de sistemas fotovoltaicos triplicou em todo o Brasil. Os altos custos da energia elétrica e o barateamento dos equipamentos são alguns dos fatores que motivaram a expansão desta tecnologia.

Hoje, apenas em Minas Gerais são mais de 35 mil instalações de sistemas fotovoltaicos, sendo a maioria em empresas e indústrias, mas o seu uso residencial vem aumentando substancialmente.

O sistema é simples de ser instalado, caso a rede elétrica do local esteja em boas condições, apenas o sistema será adicionado. Neste caso, a própria instalação do local será utilizada para captar e distribuir a energia.

OUTRAS MATÉRIAS