Especialista relata as mudanças na maneira de gerir equipes diante do home office e dá dicas de como tornar adaptação mais fácil
Em época de quarentena, o mundo corporativo precisou se adequar ao cenário imposto pela pandemia e milhões de brasileiros passaram a trabalhar em sistema home office. A adaptação ao novo formato de trabalho foi difícil tanto para os funcionários, quanto para os gestores.
Controlar todos os processos e tarefas de um negócio à distância, é bastante desafiador. Administrar horários, criar um espaço exclusivo para trabalhar, dividir a atenção com os filhos. Esses são desafios comuns de quem se viu obrigado a adotar o home office. Mas e para quem precisa gerir todo um negócio à distância, quais as dificuldades no dia a dia?
Para Wdson Sandenys, fundador da Caricanecas e líder de mais de 85 pessoas, para manter o sucesso do negócio longe da sede da empresa é preciso levar em consideração diversos fatores, como se fazer presente constantemente, estar por dentro do que está acontecendo em todos os setores, estipular metas e garantir o bem-estar dos funcionários.
“Ao mesmo tempo que corremos para garantir que todos tivessem as condições necessárias para o home office, como empresário, também surgiu muitas incertezas se o trabalho continuaria a ser feito mesmo sem supervisão constante. Foi o momento de comprovar se nossas metodologias de trabalho realmente funcionam e o comprometimento de todos com o trabalho”, conta o empresário.
Presença nas equipes
De acordo com Wdson, esse é um momento em que é preciso estar mais presente em todo o mecanismo da empresa. “Estando por dentro da rotina da empresa como um todo, você consegue antecipar possíveis problemas e correr para solucioná-los”, comenta.
O profissional aconselha a participação em reuniões de equipe, conversar constantemente com a liderança e imergir no funcionamento e dia-a-dia de cada setor.
“A distância gera uma certa insegurança, então ficar por dentro de tudo o que está acontecendo me deu mais tranquilidade e segurança de que tudo está ocorrendo bem”, explica.
Liderança ativa
Os líderes de uma
empresa são mais importantes do que nunca. Mesmo que o dono do negócio
acompanhe a rotina mais de perto, são os líderes que estimulam e conduzem as
equipes a atingirem os objetivos.
“Quando você tem vários setores em uma única empresa, precisa de
lideranças para que o trabalho flua. E neste momento, essas pessoas são
fundamentais para que o trabalho continue sendo executado, ainda melhor do que
antes”, conta o especialista.
“Eu tenho recomendado aos líderes que observem de perto o empenho da equipe, procurando sempre incentivar e auxiliar cada um em seu papel, além de manter a harmonia e satisfação do grupo, o que costuma ajudar muito no alcance de bons resultados”.
Metas e reuniões
Para Wdson, estabelecer metas fez toda a diferença para conseguir adaptação e bons resultados em meio a tudo em que estamos enfrentando.
“Além disso, reuniões semanais para alinhar demandas permitiu maior proximidade e alinhamento dos processos e expectativas”, conta
. O empresário complementa que foram estratégias que resultaram em um saldo positivo e que está repensando, no futuro, se há necessidade de todos os funcionários trabalharem no escritório.
Voz para equipes
O empresário afirma que ter a mente aberta, ouvir e levar em consideração as necessidades e vontades da equipe, são itens fundamentais para que todos “lutem” por um único propósito.
“É muito importante dar voz aos funcionários. Ao ouvirmos as necessidades, preocupações e expectativa de cada um com o novo modelo de trabalho, conseguimos criar um ‘ambiente’ confortável para todos. O que irá refletir diretamente no negócio, de maneira positiva”, ressalta.
Fonte: Site Contábeis por Amanda Santos
Notícia Patrocinada por: Sigma Soluções Contábeis
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |