O Milagre da Manhã para Você Perder Mais Peso

Compartilhe essa matéria

O exercício matinal pode oferecer os maiores benefícios para você perder mais peso. Em um estudo, pessoas que malharam antes do meio-dia perderam mais peso, em média, do que aquelas que normalmente se exercitavam depois das 15h.
casal se exercitando para perder mais peso

As pessoas que se exercitam de manhã parecem perder mais peso do que as pessoas que se exercitam mais tarde no dia, quando mais calorias são queimadas. Algumas pessoas perdem muito peso por exercício, mas outras perdem muito pouco por fazer coisas assim. Os resultados do novo estudo ajudam os cientistas a entender o que faz algumas pessoas perder mais peso fazendo coisas como essa do que outras outras que perdem muito pouco.

Exercício e peso corporal são frequentemente confundidos. Alguns estudos mostram que as pessoas que começam a se exercitar para perder peso perdem menos do que seria esperado perder, mesmo que estejam queimando algumas calorias. Algumas pessoas ganham peso. Algumas pessoas perdem peso durante o exercício.

Algumas pessoas respondem muito bem à perda de peso, mesmo quando outras estão perdendo medidas e pesando quase a mesma coisa.

A ciência que faz você perder mais peso

Erik Willis, analista de dados do Centro de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, é fascinado pelo fato de que as pessoas perdem peso de maneiras diferentes dependendo do tipo de exercício que fazem. Durante uma década, Willis e seus colegas da Universidade de Kansas, Universidade do Colorado Denver comparou como regularmente as pessoas se exercitaram e como isso influenciou seus corpos.

Neste estudo, cerca de 100 pessoas que estavam acima do peso ou anteriormente inativas se exercitaram cinco vezes por semana, correndo ou suando, até que queimassem 600 calorias cada vez.

Depois de 10 meses, quase todos tinham perdido algum peso. Mas a quantidade de peso que perderam flutuou significativamente, mesmo que todos fizessem o mesmo, treinamento supervisionado.

Quando os pesquisadores tentaram identificar o que tinha feito grandes perdedores e o que tinha feito as pessoas que perderam menos perderem mais peso, descobriram que não havia diferenças significativas. Alguns participantes, particularmente homens, começaram a comer mais calorias por dia do que antes de começar o estudo, mas era apenas cerca de 100 calorias ou mais por dia.

O Dr. David A. Lafley disse que suas descobertas foram decepcionantes. Dr. Willis e um de seus colaboradores, Seth Creasy, que é professor no campus Anschutz da Universidade do Colorado, começaram a pensar sobre outros possíveis, inesperados, contribuintes para a enorme variabilidade na quantidade de peso que as pessoas perdem.

Eles definem o tempo durante o qual as pessoas devem fazer um exercício específico.

É por isso que a ciência da cronobiologia, que estuda como certas ações fazem com que nossos corpos respondam de forma diferente, é de grande interesse. Muitos estudos recentes mostraram que o tempo que as pessoas tomam suas refeições matinais afeta como eles se sentem sobre o controle de peso, incluindo se é importante se exercitar antes ou depois de comer café da manhã. Mas pouco se sabe sobre os efeitos que o exercício tem sobre o peso corporal das pessoas.

No novo estudo, publicado em julho no The International Journal of Obesity, o Dr. Willis e seus colegas examinaram se as pessoas acompanhadas pelo laboratório mudaram com o tempo e como seus corpos responderam ao exercício. Dr. Willis e seus colegas, acompanharam a ingestão de calorias de todos os participantes da pesquisa e a atividade física diária ao longo de um período de 10 meses, usando rastreadores de atividade e indicadores de equilíbrio de energia. Eles sabiam se e quanto o peso de cada pessoa tinha mudado após 10 meses de fazer este programa de exercícios. Eles sabiam se e quanto o peso das pessoas tinha mudado durante esse tempo.

Agora, eles compararam as mudanças de peso das pessoas com seus horários de exercícios, e eles rapidamente descobriram que havia um padrão consistente.

As pessoas que tendem a comer seu almoço antes do meio-dia têm menos perda de peso do que aqueles que fazem seu exercício mais tarde no dia (por razões desconhecidas, muito poucas pessoas se exercitam entre o meio-dia e 3:00).

Houve outras diferenças potencialmente relevantes entre os praticantes de manhã cedo e tarde. O grupo de exercícios de manhã cedo também foi um pouco mais ativo do que aqueles que trabalharam mais tarde no dia, e eles provavelmente fizeram mais passos por dia do que aqueles que fizeram seus treinos à noite. Eles também comeram um pouco menos. Os pesquisadores descobriram que essas diferenças eram tão pequenas que eram quase impossíveis de perceber.

Mas algumas das outras diferenças que eles observaram podem explicar quantos quilos as pessoas perderam, e como essas diferenças podem contribuir para essas diferenças de peso.

Embora o estudo não fosse grande ou projetado para olhar para as correlações fisiológicas entre o exercício e a perda de peso, ele revelou algumas coisas interessantes sobre as pessoas que se exercitaram regularmente. Os pesquisadores não atribuíram aleatoriamente as pessoas ao treino em certos momentos; portanto, as observações que eles fizeram sobre o tempo de exercício e perda de peso podem ser estranhos acidentes relacionados às preferências e horários individuais dos participantes que têm pouca relevância para o todo.

Mas, estatisticamente, a relação entre exercício e perda de peso foi muito forte, diz o Dr. Willis. “Acredito que o tempo que exercitamos é importante e que tem um papel importante a desempenhar na determinação de se perdemos peso por meio do exercício”, diz o Dr.

Mas ele também observa que a maioria das pessoas que se exercitavam no fim do dia tinham também perdido peso, mesmo que não tanto quanto as pessoas que simplesmente faziam exercícios de manhã. Eles realmente perderam muito peso e tornaram-se mais saudáveis. “Eu não quero que ninguém pense que não vale a pena se você não fizer isso de manhã cedo”, diz ele. “Eu quero que qualquer um pense que vale a pena se exercitar, mesmo que você não o faça muito cedo na manhã.” “Qualquer exercício que você faça durante o dia é melhor do que não fazer nada.”