Você sabe como limpar piscina?

Compartilhe essa matéria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Saber como limpar a piscina é fundamental para manter a higiene e usabilidade em ordem. Segue abaixo dicas práticas para ter uma piscina limpinha o ano todo.

Você sabe como limpar piscina? Quais produtos usar e a ordem correta deles? Veja aqui um passo a passo simples para iniciantes em limpeza de piscina!

🛒 Ver todos os produtos para limpar piscina

Se você descuidar, a água da sua piscina fica verde rapidinho. E evitar que chegue a esse ponto é bem simples, mas é preciso utilizar os produtos corretos e, principalmente, na ordem certa. E, o mais importante, a limpeza da piscina deve ser feita também no inverno.

Convidamos o arquiteto Leonardo Braga para mostrar pra gente como fazer a limpeza correta da sua piscina!

► Lista de produtos para limpar piscina:

► Lista de equipamentos para limpar piscina:

► Passo 1: Análise da água

Mergulhe a fita teste na água da piscina e espere 15 segundos. Retire a fita e compare com as cores indicativas do frasco. Se o PH estiver alto, use o redutor de PH. No caso da nossa piscina, PH e alcalinidade estão baixos, então vamos usar um elevador de PH para melhorar os índices.

Para aplicar o produto, acione a posição “Recircular” do filtro da piscina. Dilua a dose de produto recomendada na embalagem em um balde com água e espalhe pelas laterais da piscina.Filtre a água por 3 horas e depois aplique a fita de teste novamente para verificar se houve melhora no PH.

► Passo 2: Higienização da água

A segunda etapa da limpeza de piscina é a higienização. Para isso, dilua o cloro ou bromo de acordo com a embalagem e espalhe pelas laterais. Dessa vez, filtre a água por 6 horas. Enquanto aguarda, você pode passar uma vassoura na borda da piscina para tirar plantas e sujeiras.

► Passo 3: Limpe o deck e as bordas da piscina

Nesse momento, você pode também passar uma bucha na borda com um produto limpa bordas. Ela vai ajudar a tirar a sujeira que fica incrustada no revestimento. Para enxaguar, use a água da própria piscina.

► Passo 4: Prevenindo e tratando a água da piscina

Caso a água esteja turva, você tem duas opções: 1)usar um clarificante decantador ou 2)Brilho Mineral Natural. Nos dois casos, aplique a dose direto na piscina. Se a água estiver muito suja, aplique com a recirculação ligada e espere 5 minutos antes de desligar.

Após esse processo, deixe a água em repouso por 12 horas.

Para casos em que a água da piscina estiver muito verde, opte pelo Algicida. Dilua o produto de acordo com as instruções da embalagem e filtre a piscina por 3 horas. Este produto decanta a sujeira, que vai toda para o fundo da piscina.

Você pode remover essa sujeira do fundo da piscina com aspirador de piscina.

► Passo 5: Verificar os filtros

Nesta etapa da limpeza da piscina, é preciso desligar a bomba e fechar todas as válvulas por questões de segurança. Agora, vamos higienizar o filtro. Este processo é bem simples: basta remover o filtro e jogar a sujeira fora.

► Passo 6: Aspirar o fundo da piscina

Agora, chegou a hora de ver a piscina clarinha, já que iremos aspirar toda a sujeira decantada no fundo. Para isso, você irá precisar de um aspirador de piscina. Importante: ele não pode ser ligado fora da piscina. Além disso, coloque o aspirador bem devagar para não levantar a sujeira que está no fundo.