10 Dúvidas sobre Criolipólise

Compartilhe essa matéria

As chances de acabar com aquelas gordurinhas que te incomodam não se esgotaram! A tecnologia já ultrapassou barreiras e a criolipólise é aplicada a mulheres e homens para a redução da gordura localizada em busca por um corpo perfeito em qualquer estação do ano.

Criolipólise

E, quando falamos sobre o que é criolipólise, o nome da técnica já diz tudo: Crio = frio + Lipólise = quebra dos adipócitos. Ou seja, o tratamento usa o frio para quebrar os adipócitos, que são as células de gordura. Isso por meio do aparelho de criolipólise.

Em quanto tempo ocorre o efeito da criolipólise?

Em média, após 20 dias já é visível a diminuição da gordura, mas o resultado final se dá após três meses.

Quanto tempo dura o efeito da criolipólise?

A criolipólise tem efeito duradouro pois elimina definitivamente até 45% de gordura do local. Caso o paciente engorde, serão células que já existem que ficarão maiores, mas não as que morreram com o procedimento.

O que não pode comer depois da criolipólise?

Após o procedimento, é fundamental mudar a alimentação caso você esteja acostumado a consumir muitos alimentos industrializados e gordurosos. Estes alimentos contribuem para o acúmulo de gordura localizada, algo que você certamente não deseja após o tratamento.

10 coisas que você precisa saber sobre a criolipólise

Mas como funciona a criolipólise? Ela reduz mesmo a gordura localizada?
Respondemos abaixo as 10 dúvidas mais importantes sobre essa tecnologia. Confira:

1 – Conhecida como lipoaspiração sem cortes, a criolipólise é uma técnica que consegue fazer a eliminação definitiva de até 45% de gordura na região tratada.

2 – A tecnologia utilizada é a CoolTech, que destrói as células de gordura através do congelamento. O sistema monitora constantemente a temperatura, e os aplicadores têm desenho ergonômico que se adaptam às várias partes do corpo, proporcionando uma remodelação corporal, garantindo a segurança do paciente e aumentando, assim, a eficácia do tratamento.

3 – A criolipólise é a morte celular programada, causando a apoptose, ou seja, “suicídio celular”. Após 20 dias já é visível a diminuição da gordura. Na lipoaspiração essas mesmas células são retiradas da região, mas de forma invasiva. As duas técnicas fazem a eliminação definitiva.

Criolipólise

O tratamento para criolipólise utiliza a tecnologia CoolTech, que destrói as células de gordura através do congelamento.

4 – Toda célula de gordura que morreu no processo de criolipólise é fagocitada e metabolizada no prazo de até 90 dias. Essa gordura não é eliminada por vias excretoras de urina e fezes.

5 – O aparelho de criolipólise possui diferentes ponteiras que se adaptam em qualquer região onde se localize e acumule gorduras, tais como abdômen, coxas, tórax, braços e antebraços, joelho, região axilar ou na papada, e muitas outras. As manoplas desse equipamento possuem diversos tamanhos, e a escolha do aplicador dependerá da quantidade de gordura e da área corporal a ser tratada.

6 – A tecnologia da criolipólise faz com que ocorra um resfriamento intenso das células de gordura do local tratado, ocorrendo uma espécie de ‘inflamação’, eliminando até 35% da gordura da região em uma única sessão.

7 – A criolipólise é contraindicada para pacientes com alterações da pele no local da aplicação e urticária ao frio, gestantes, entre outros. Por isso, a avaliação antes do procedimento é fundamental.

8 – Durante a avaliação a especialista mede o tamanho da gordura, faz a análise da pele e a bioimpedância (exame que analisa a composição corporal).

9 – A melhor indicação do tratamento é para pacientes com gordura localizada e até médio sobrepeso. A criolipólise não é recomendada para pessoas obesas.

10 – Quantidade de sessões da criolipólise: o paciente pode fazer até três sessões na mesma região, com intervalo de três meses entre cada sessão. Em média, após 20 dias já é visível a diminuição da gordura, mas o resultado se dá após três meses.

Informações sobre o procedimento Criolipólise

Para mais informações, fale com a Dra. Evelin Oliveira, ela poderá te orientar e tirar suas dúvidas.

Antes e depois da Criolipólise

Antes do procedimento, a especialista faz fotos do corpo do paciente para compará-lo no final do tratamento – o famoso antes e depois. Ela também pode tirar as medidas com fita métrica para ajudar na comparação.

Vale lembrar que o procedimento em si não faz milagres. É preciso que o paciente invista num estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e a prática regular de atividade física. Com essas medidas, os resultados da criolipólise serão potencializados.

Ainda tem dúvidas sobre a criolipólise? Agende uma avaliação gratuita e converse com uma especialista.

Vantagens da Criolipólise

Existem diversos tipos de tratamentos que podem auxiliar no combate à gordura localizada. Geralmente, a criolipólise é um dos mais procurados, devido ao seu custo-benefício, bem como pelo fato de não ser um procedimento invasivo, como mencionamos anteriormente.

A maior vantagem é que com uma única sessão você consegue ter uma perda de 20% a 45% de adiposidade na região que está sendo tratada. Isso é mensurado pelo adipômetro. Mas é importante lembrar que essa redução da gordura é uma projeção, que vai variar de pessoa para pessoa e do quanto precisa perder.

Quando a região possui pouca adiposidade, uma sessão já pode ser o suficiente. Porém se for uma região com muita adiposidade, serão necessárias mais algumas sessões até conseguir alcançar o resultado ideal.

A definição de quantas sessões serão necessárias para chegar até o seu objetivo é revelada no momento em que você procura uma clínica para fazer uma avaliação.

Agende uma avaliação gratuita!

Este tratamento não faz apenas o esvaziamento da célula de gordura, como alguns outros procedimentos. Aqui, a criolipólise vai destruir a célula, provocando um processo de inflamação e fazendo com que o corpo a elimine.

Indicações

A criolipólise é indicada para:

  • Remover depósitos de gordura localizada;
  • Eliminar gordura de regiões específicas, quando exercícios físicos e dieta não são suficientes para eliminá-las;
  • Reduzir medidas;
  • Remodelar o contorno corporal.

A criolipólise ajuda a remover a gordura, mas não interfere no peso, por isso, não é indicada como emagrecimento.

Para saber como EMAGRECER e otimizar os resultados da criolipólise leia também o artigo 7 Procedimentos Estéticos para Emagrecimento Rápido.

Como é feito o tratamento

A criolipólise é um procedimento simples, sendo que, para fazer a técnica, o profissional coloca uma manta de gel protetor na pele e depois posiciona o equipamento do tamanho adequado para a região a ser tratada.

O aparelho funciona fazendo uma sucção e resfriamento da área até cerca de -7 a -10ºC durante 1 hora, que é o tempo necessário para que haja congelamento das células de gordura.

Após terminar a sessão de criolipólise, o aparelho e a manta de gel são retirados da região tratada, e a área é massageada por cerca de 2 a 3 minutos para ajudar a quebrar as células de gordura.

Para onde vai a gordura da Criolipólise

Ao congelar as células de gordura, ocorre um processo inflamatório no local, o que leva a apoptose, que é a morte programada das células de gordura, que são então eliminadas do corpo naturalmente pelo sistema linfático, através de um processo chamado fagocitose, em que os glóbulos brancos do sangue “digerem” as células de gordura mortas.

Na criolipólise, as células de gordura não são eliminadas pela urina ou fezes.

Cuidados após o tratamento

Após a criolipólise é indicado realizar uma sessão de massagem local para uniformizar a área tratada. Além disso, é recomendado que seja realizada pelo menos 1 sessão de drenagem linfática ou pressoterapia para facilitar a eliminação de gordura e agilizar os resultados. Dessa forma, é recomendado após realizar a criolipólise e realizar drenagem linfática regularmente para ter o resultado desejado.

Após o período final de ação deve-se voltar à clínica para avaliar a quantidade de gordura eliminada e então verificar a necessidade de se realizar uma outra sessão.

O intervalo mínimo entre sessões é de 3 meses e cada sessão elimina aproximadamente 4 cm de gordura localizada.

A criolipólise tradicional pode causar dor no momento em que o aparelho suga a pele, dando a sensação de um beliscão forte, mas que logo depois passa devido à dormência causada pela baixa temperatura do aparelho.

Após o tratamento, a pele normalmente fica vermelha e inchada, por isso, é indicado realizar uma massagem local para aliviar o desconforto e melhorar a aparência. A região tratada pode ficar dolorida durante as primeiras horas, mas geralmente não causa grande desconforto.

Possíveis riscos para a saúde

A criolipólise é um procedimento seguro, se realizado por um profissional capacitado e que o aparelho esteja devidamente calibrado e com a temperatura ajustada.

Podem ocorrer dor, ardor, vermelhidão, inchaço, hematomas, sensibilidade ou dormência da pele na região tratada, que podem durar alguns dias a semanas após o procedimento.
Para diminuir os riscos, é indicado que o intervalo entre sessões seja de mais ou menos 90 dias, pois caso contrário pode haver uma resposta inflamatória muito exagerada do organismo.

Quem não pode fazer a criolipólise

A criolipólise não é recomendado para pessoas nas seguintes situações, como nos de pessoas com:

  • Sensibilidade conhecida ao frio
  • Doenças autoimunes
  • Idade inferior aos 18 anos
  • Sobrepeso
  • Doenças renais
  • Hérnia no local
  • Suspeita ou confirmação de gravidez
  • Alterações na sensibilidade da pele devido à diabetes
  • Feridas abertas ou infectadas
  • Dermatites
  • Pruridos no local
  • Amamentação
  • Crianças
  • Crioglobulinemias
  • Hemoglobinúria paroxística noturna
  • Fenômeno de Raynaud
  • Hérnia na região a ser tratada
  • Doença da aglutinina fria
  • Neuropatia

Além disso, a criolipólise também não deve ser realizada em área de pele flácida, ou que tenham feridas, cortes ou lesões, cicatrizes, veias varicosas, dermatites, eczema, psoríase ou outras lesões ou inflamações de pele.

Áreas de aplicação

A Criolipólise é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar o contorno corporal e eliminar a gordura localizada, nas regiões do abdômen, flancos (acúmulo de gordura nas laterais da cintura e laterais baixas das costas), região superior das costas, braços, interno das coxas, acima do bumbum ou acima dos joelhos. Os homens podem fazer a aplicação no peitoral.

Tempo de duração

Em 1 hora é possível tratar até duas regiões ao mesmo tempo. A quantidade de áreas a serem tratadas vai depender das suas queixas e da avaliação com especialistas. O intervalo entre cada sessão é de 60 a 90 dias.

Cuidados após a Criolipólise

Após a sessão de Criolipólise a especialista massageia a região para uniformizar as áreas tratadas. No dia seguinte, pode aparecer vermelhidão, um leve inchaço na área tratada e em alguns casos leves hematomas.

A região que foi feito o procedimento pode ficar sensível por aproximadamente 7 dias. Não é necessário nenhum tipo de repouso ou recuperação.

Os resultados da Criolipólise começam a aparecer a partir de 30 dias depois da sessão e o final só é visto depois de 90 dias, tempo que o organismo elimina completamente a gordura que foi congelada.
A cada sessão é possível eliminar aproximadamente 45% de gordura localizada.

Consulte PACOTE de tratamento completo contendo 8 horas de procedimento de criolipólise em 6 áreas com aplicação de ondas de choque, ozonioterapia, ultrassom e endermologia modeladora localizada e Detox LINE (cintura fina). Com acompanhamento nutricional com direito a uma consulta com retorno com nutricionista e vouchers de descontos em suplementos para uma Dieta Saudável. Inclui Cinta modeladora. Para mais informações e obter o PACOTE com VALOR PROMOCIONAL – Fale com a Clínica Evelin Oliveira Estética Integrativa.

Dúvidas Frequentes:

Criolipólise Emagrece?

Não. Criolipólise é um tratamento estético que reduz medidas, eliminando gordura localizada na região apenas onde é aplicada.

Criolipólise Dói?

Não. A Criolipólise é um dos tratamentos estéticos que causam menos dor, pois não é invasivo. A técnica é segura e confortável, o que pode ocorrer em alguns casos é uma vermelhidão, mas é passageira e não representa nenhum desconforto.

A recuperação é rápida e após a sessão você já pode executar suas atividades normalmente.

A Criolipólise elimina celulite e flacidez?

Não, o tratamento é indicado apenas para gordura localizada, porque é um método seletivo para a célula de gordura, tratando apenas a gordura do subcutâneo, localizada na área da aplicação.

Para tratamentos de celulite e flacidez fale com especialistas, clicando AQUI

É necessário realizar algum preparo antes da aplicação?

Por ser um tratamento livre de agulhas, não é necessário nenhum preparo. Para você obter um melhor resultado, o ideal é investir em uma alimentação saudável, evitando bebidas alcoólicas e realizar exercícios físicos regularmente.

Posso realizar outros procedimentos após a Criolipólise?

Sim, você pode incluir alguns procedimentos para potencializar os seus resultados, como:

Além dos procedimentos citados cima, é indicado manter os bons hábitos como alimentação balanceada e exercícios físicos.

Sobre o aparelho de Criolipólise

O aparelho de criolipólise é baseado em promover a intolerância das células de gordura a baixas temperaturas. Alguns fornecedores indicam que a cristalização pode ocorrer a partir de 8°C, mas normalmente são usadas temperaturas negativas.

Um detalhe fundamental para a sua segurança é que o aparelho de criolipólise deve ter registro da Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém a fiscalização e, ao constatar irregularidades, proíbe o uso e a comercialização dos equipamentos e acessórios.

Outro cuidado importante é que o equipamento precisa estar devidamente calibrado e, claro, ser usado por alguém capacitado.

Mas, há algumas ressalvas. A temperatura exata pode variar de acordo com a análise de pele e a densidade de gordura de cada paciente causando um processo inflamatório que resulta na morte celular programada.

Logo, as células adiposas da região tratada sofrem a cristalização e se rompem. Em seguida, elas são levadas para a corrente sanguínea e para os vasos linfáticos. E, posteriormente, eliminadas pelo organismo.

Por isso, no pós-criolipólise há a recomendação de fazer sessões de drenagem linfática, entre outros cuidados.

Os resultados do procedimento costumam ser bem sutis, ou seja, ao fazer a criolipólise nos flancos ou na barriga, há a possibilidade de reduzir somente 25% de gordura dessa região especificamente.

Indicações da Criolipólise

Basicamente, a criolipólise é indicada para pessoas saudáveis e que estão dentro do peso ideal. Ou seja, jamais deve ser considerado como um tratamento para quem precisa emagrecer. A ideia aqui é eliminar pequenas quantidades de gordura localizada. Por isso, quando é feita a criolipólise no abdômen ou nas coxas, é sempre algo bem pontual.

Quantas sessões de Criolipólise são necessárias

Normalmente, os fabricantes dos equipamentos defendem que com apenas uma sessão já é possível ver resultado. É claro que isso varia de pessoa para pessoa, ou seja, da quantidade de gordura que ela tem e, principalmente, da rotina ao seguir o protocolo pós-criolipólise.

Qual o protocolo pós-criolipólise

O protocolo pós-criolipólise é essencial para que você possa obter algum resultado e evitar riscos à sua saúde. Por isso, há quatro ações com função fundamental no seu tratamento que você deve ter após cada sessão:

  • beba bastante água
  • invista em uma dieta saudável
  • faça atividades físicas
  • drenagem linfática.

Beber bastante água é fundamental para estimular a eliminação da gordura pela urina. Assim ela não fica perambulando pelos vasos sanguíneos onde pode encontrar outro destino que não seja a eliminação. Como por exemplo, se depositar nos vasos, no fígado ou até mesmo voltar para os tecidos de gordura. Com isso, é possível proteger o rim de uma sobrecarga aguda de gordura.

Faça uma dieta saudável e pobre em gordura e carboidrato, foque nas fibras e proteínas. Ao ter uma alimentação rica em gordura e carboidrato nessa fase, você aumenta a sobrecarga de gordura no organismo, principalmente nos rins, o que é bastante prejudicial à sua saúde.

A Armazém FIT STORE tem opções para te auxiliar numa Dieta Equilibrada – fale por WhatsApp com a loja parceira da Clínica Evelin Oliveira e peça seu desconto.

Fale com a Nutri

Precisa de alguma ajuda ou orientação para melhorar sua alimentação no dia a dia? Clique AQUI e fale a Nutricionista. Ela irá te auxiliar a otimizar sua Criolipólise.

O que não pode comer depois da Criolipólise

Depois da criolipólise, você não deve comer chocolates e doces em geral, assim como comidas muito gordurosas. Então, fuja do fast food! Essas indicações estão diretamente relacionadas ao resultado. Ou seja, se a criolipólise funciona ou não depende muito das ações que você tem depois das sessões.

Invista em exercícios físicos para estimular o corpo a absorver esse conteúdo, convertendo a gordura em carboidrato que será usado pelos músculos nas atividades físicas. Essa é a forma de metabolizar a gordura.

Faça drenagem linfática para estimular a eliminação daquela parte de gordura que foi enviada para o sistema linfático.

É importante fazer drenagem após criolipólise para facilitar a eliminação de gordura. Isso porque, segundo a teoria, é possível direcionar os resíduos do metabolismo celular ao sistema linfático. Posteriormente, há a eliminação desse conteúdo pelo rim, ou seja, pela urina. A drenagem linfática ainda melhora a circulação sanguínea, o que é ótimo para o organismo com ou sem criolipólise.

Para agendar sua avaliação, tirar outras dúvidas e realizar seu procedimento de CRIOLIPÓLISE, entre em contato com as especialistas da Clínica Evelin Oliveira Estética Integrativa.


Colaboração:

Evelin Oliveira | Esteticista, cosmetóloga, terapeuta integrativa com especialização em medicina por biorressonância, ozônio terapeuta, professora, palestrante.
Como profissional da estética e professora tem um olhar diferente para o seu paciente e seus alunos, acolhendo e ensinando principalmente sabendo entender exatamente o que está causando a dor e o problema estético, e assim transformando vidas através do que ensina e pratica trazendo saúde, bem-estar e autoestima.
Formada em Estética e cosmética pela UNIP – Universidade Paulista.
Tem presença midiática em programas de TV na Rede Brasil, Rit TV e Rede Gospel e no Portal Condoline.
Atua na área da Estética e Cosmética com sua Clínica há mais de 18 anos
.

Siga a Clínica Evelin Oliveira Estética Integrativa no Instagram

Comunidade no WhatsApp e Grupo de Criolipólise: Clique AQUI

Telefone e WhatsApp: 11 99402-9547


Por: Redação