Um tema que causa muita discussão na vida condominial é o excesso de barulho e o incômodo que ele causa. Boa parte das reclamações têm como origem as comemorações e eventos dentro das unidades particulares, assim como nas áreas destinadas para festa em condomínio.
Se o barulho for alto ou se ultrapassar os limites de horário sua comemoração certamente será alvo de ligações na portaria ou para o síndico.
Mas sabia que é possível realizar festa em condomínio sem ser alvo de reclamações dos vizinhos? Como?
Confira nosso artigo de hoje e descubra o que fazer para curtir momentos de celebração em seu apartamento ou nas áreas exclusivas para dar aquela festa no seu condomínio. Bora conferir?
Organizar uma festa em condomínio exige planejamento e atenção aos detalhes, principalmente por utilizar espaços comuns ou que possam causar incômodo aos vizinhos. Para garantir que tudo corra da melhor forma possível, siga estas etapas:
Não é incomum o cenário no qual o condômino decide dar a festa dentro de seu próprio apartamento, geralmente sob o pretexto de: “O salão estava alugado então vou fazer em casa mesmo”. Mas isto pode gerar muitos problemas, principalmente por questões de espaço.
Por isso, vamos abordar a organização da festa sob dois aspectos:
O regimento interno do condomínio geralmente define horários específicos para a realização de festas, tanto nas unidades autônomas quanto nas áreas comuns. Verifique os horários permitidos e evite marcar a festa em dias e horários em que o barulho possa incomodar os vizinhos.
Mesmo que a festa esteja dentro dos horários permitidos, é de bom tom comunicar aos vizinhos com antecedência sobre a data, o horário e o tipo de evento que será realizado. Isso demonstra respeito e ajudará a evitar conflitos.
Lembre-se que em alguns casos pode ser de bom tom adiar o evento para realizá-lo na área comum do condomínio, pois existe a possibilidade de alguém ter uma situação delicada em casa. Seja alguém doente, recém nascido, idoso ou alguma limitação em que o barulho seja um problema.
O número de convidados deve ser compatível com o espaço disponível no local da festa. Se a festa em condomínio for no salão de festas, verifique a capacidade máxima do local. Se for no apartamento, avalie o espaço disponível para acomodar os convidados com conforto.
Evite convidar um número excessivo de pessoas, pois isso pode gerar aglomeração, desconforto e dificultar a circulação dos convidados.
Para facilitar o seu trabalho ao organizar uma festa em condomínio, talvez seja interessante contratar alguns serviços que podem ajudar para que tudo saia o melhor possível:
Cada condomínio pode estabelecer regras específicas em seu regimento interno, assim, saber as regras e normas do seu condomínio é fundamental para organizar uma festa sem problemas. Embora existam variações entre condomínios, algumas regras comuns são:
Leia também – Salão de Festas em Condomínios: Regras e Responsabilidades
Existem diversas possibilidades para realizar festas temáticas e eventos especiais em condomínios. Aqui estão algumas ideias:
Leia também – Festas Juninas em Condomínios: Como Organizar
Mesmo com todo o planejamento, imprevistos podem acontecer. Algumas dicas para lidar com problemas comuns durante a festa são:
Imprevistos e problemas podem acontecer a qualquer momento, mas buscar estar preparado para lidar com eles é importante para manter a tranquilidade e diversão de todos.
Leia também – Salão de Festas em Condomínios: 6 Dicas para uma Utilização Harmoniosa
Festa em condomínio proporciona momentos de alegria e confraternização entre os moradores. No entanto, é fundamental garantir que a segurança do local seja preservada durante todo o evento, especialmente no que diz respeito ao acesso de convidados e prestadores de serviço.
Por isso, siga duas etapas essenciais para controlar a entrada e saída das pessoas e manter a segurança antes, durante e depois do evento.
A lista de convidados na portaria é uma medida essencial para controlar o acesso ao local da festa e garantir que apenas pessoas autorizadas entrem no condomínio.
A entrada e saída de fornecedores também deve ser controlada para garantir a segurança do condomínio e evitar a entrada de pessoas não autorizadas.
Algumas dicas para isto, são:
Seguindo estas dicas de segurança você poderá garantir que sua festa em condomínio seja um evento tranquilo e seguro para todos os participantes.
Leia também – Medidas Para Evitar Conflitos por Barulho em Salões de Festas de Condomínios
Lembre-se que a segurança é um dever de todos, e que a colaboração entre os moradores é fundamental para construir um ambiente seguro e agradável para todos que residem no condomínio.
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