Matriz Limpa e Energia Competitiva: Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP, destaca oportunidades para o país

Compartilhe essa matéria

Matriz limpa e energia competitiva, Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP destaca oportunidades para o setor elétrico no Brasil, a ISA CTEEP (TRPL4) é responsável por aproximadamente 30% de toda a energia elétrica transmitida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
Matriz limpa e energia competitiva

No episódio Expert Talks – Na Mesa com Rui Chammas, o CEO da ISA CTEEP conversou com Fernando Ferreira, head do Research e estrategista-chefe, e Vladimir Pinto, head de Energia e Saneamento da XP; confira.

Navegue pelo conteúdo:

  • Energia renovável e plano de crescimento
  • Perspectiva de dividendos
  • Delegação planejada
  • Recomendação para TRPL4

Matriz Limpa e Energia Competitiva

Empresa privada líder no seguimento de transmissão do setor elétrico no Brasil, a ISA CTEEP (TRPL4) é responsável por aproximadamente 30% de toda a energia elétrica transmitida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). E esse número tende a crescer, segundo Rui Chammas, CEO da empresa. O executivo foi o convidado do Expert Talks – Na Mesa com CEOs da XP onde destaca oportunidades para o país com matriz limpa e energia competitiva. Assista abaixo:

Formado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no ITA, Chammas passou por outras grandes empresas antes de ingressar na ISA CTEEP, em 2020. Entre elas, Rhodia, Braskem, Biosev e Sterlite. O que o atraiu para o setor de transmissão, segundo ele, foi a perspectiva de crescimento. O setor “não tem risco de volume de energia nem de preço, o que traz uma característica de estabilidade muito interessante”, disse.

matriz limpa e energia competitiva

Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head do Research na XP, destacou que, nos últimos dez anos, o preço da ação da empresa subiu 166%, enquanto o Ibovespa avançou 114%. Incluindo os dividendos, o retorno total foi de 450%, ou seja, um retorno médio de 18% ao ano.

Energia renovável e plano de crescimento

Para Chammas, a alta da busca por energias renováveis cria novas oportunidades para o setor. “Com esse crescimento exponencial de energia eólica no Nordeste e solar no norte de Minas, existe uma necessidade gigante de novas linhas que conectem o Norte do país ao Centro-sul”, afirmou.

Além disso, o executivo vê com bons olhos a possibilidade de compartilhar energia também com outros países. “O fato é: a gente tem a matriz limpa, nós somos um país competitivo em vários aspectos, em várias indústrias. Acho que a gente tem uma oportunidade única, e eu percebo o governo buscando essa possibilidade de reindustrializar o Brasil, trazer uma nova onda de industrialização a partir de uma matriz limpa e energia competitiva na margem. Tem uma série de desafios, mas é uma porção única que a gente tem.” – Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP, destaca oportunidades para o país: “matriz limpa e energia competitiva”

Em seu Investor Day mais recente, o CEO da ISA CTEEP apresentou o plano de crescimento da empresa por meio de concessões greenfields e projetos de reforços e melhorias em ativos existentes. Considerando as concessões recentemente adicionadas, a empresa investirá R$ 15 bilhões até 2027.

Durante o Expert Talks – Na Mesa com CEOs, Chammas destacou ainda que há uma competição grande no setor, mas entre “empresas sérias”, que não buscam destruição de valor. “É uma disputa entre profissionais. Raramente você um amador. Esse é um negócio de longo prazo.”

Perspectiva de dividendos

A política de dividendos foi outro ponto abordado no episódio. De acordo com o CEO, a empresa paga no mínimo de 75% do lucro líquido regulatório na forma de dividendos, e não vê motivos para alterar a prática adotada.

Oportunidade e perspectiva: ‘matriz limpa e energia competitiva’

“Acho que o grande desafio que nós temos é: seguir crescendo, para poder pagar ainda mais dividendos no futuro, ao mesmo tempo que a gente faz a boa gestão da dívida”, afirmou.

Delegação planejada

Por meio de suas atividades e de suas controladas e coligadas, a ISA CTEEP atua em 18 estados do país, com uma infraestrutura com capacidade instalada de 85 mil MVA de transformação, constituída por aproximadamente 23 mil km de linhas de transmissão, 30 mil km de circuitos e 140 subestações, sendo 137 delas subestações próprias, segundo a empresa. Como é gerir uma empresa desse porte?

“Uma coisa em que acredito é em delegação. Eu tenho um time muito bom, e tenho um nível de delegação importante”, disse Chammas.

“Me motiva sentar à mesa com pessoas que têm projetos, que têm sonhos.” Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP

Para quem busca avançar na carreira, ele afirma que o fundamental é trabalhar em empresas que tenham propósito sério, buscar aprender de forma permanente e ter resiliência. “Trinta e cinco anos agora que eu estou como executivo. A carreira, ainda que de longe possa parecer um caminho suave, tem altos e baixos, tem momentos difíceis, tem momentos de frustração, é um permanente exercício de humildade e aprendizagem”, disse.

Leia outros contéudos em – Condoline Negócios

Recomendação para TRPL4

De acordo com o time de Energia e Saneamento, a recomendação é Neutra para os papéis da ISA CTEEP, com um preço-alvo de R$ 26,0/ação.

Oportunidades de investimento para o país: Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP, destaca oportunidades para o país: “matriz limpa e energia competitiva”

matriz limpa e energia competitiva

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

Artigo originalmente publicado em Conteúdos XP Investimentos – Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP, destaca oportunidades para o país: “matriz limpa e energia competitiva”

Por: Juliana Kirihata | Redatora XP