Como Reduzir o Ruído em Salões de Festas nos Condomínios

Compartilhe essa matéria

Ruídos provocados por festas em condomínios podem causar grandes problemas de convivência e incomodar muito os moradores dos andares mais baixos fazendo com que estes condomínios sejam desvalorizados. Isso é causado principalmente pelo isolamento acústico inadequado e outras deficiências.
pessoas dançando e causando grande ruido em Ruído em Salões de Festas nos Condomínios

Ruídos provocados por festas em condomínios podem causar grandes problemas de convivência e incomodar muito os moradores dos andares mais baixos fazendo com que estes condomínios sejam desvalorizados. Isso é causado principalmente pelo isolamento acústico inadequado e outras deficiências.

Causas do ruído em salões de festas e como reduzi-lo

Primeiro, é necessário informar o sindico do problema e que é necessário estabelecer novas regras e procedimentos para o local se o número de reclamações e o desconforto for alto.
Realizar isolamento acústico ou alterar as regras para o uso de um salão de festas para atender às necessidades dos proprietários é um ato que mostra que o síndico é um bom ouvinte e tem empatia para com as pessoas que ele representa.

O síndico pode encontrar outras soluções, e com a ajuda dos conselhos, pode propor novas medidas a serem tomadas para regular o uso do salão e permitir que os membros votem sobre novas regras. Ter festas ruidosas em condomínios é um inconveniente para os moradores e pode causar uma perda de valor para seus condomínios.

É importante dar ao síndico tempo suficiente para considerar cada pedido antes de tomar qualquer decisão. Se nenhuma resposta for recebida até o tempo indicado no pedido original, é possível enviar um aviso extrajudicial ao síndico, exigindo que seja responsável pela decisão da questão. Se for possível notificar cada proprietário de condomínio enviando uma cópia a cada membro do conselho que lhes permitirá se reunir com o síndico para discutir e tentar chegar a uma solução se o síndico não ouvir deles.
Se não receberem uma resposta ao seu pedido, os proprietários de condomínios interessados podem recolher as assinaturas de 1/4 dos proprietários interessados e enviá-los ao síndico, que terá que convocar uma reunião especial para considerar a questão. Lembre-se que, como sindico, ele deve respeitar tudo o que é prescrito pelas convenções, os regulamentos internos e quaisquer outros regulamentos e leis que se referem ao assunto dos condomínios.

Os síndicos não poderão ser demitidos se não agirem de acordo com as condições estabelecidas no contrato de empresa. No entanto, se não agirem de acordo com as condições, a associação de condôminos pode convocar uma assembleia geral para substituí-los.

Como contornar o problema


É muito comum que um residente se queixe frequentemente dos vizinhos e que isso é inaceitável. Para contornar este problema e evitar que os moradores sejam irritados, deve-se considerar a revisão das regras de ruído estabelecidas na convenção de condomínio ou nas regras internas da associação.

  • restringir horários de ruídos
  • restringir tipos de equipamentos de som, como microfones e aparelhos de alta potência de som
  • fazer uma comunicação adequada e clara destas normas, seja através de aplicativo do condomínio, seja por formulário próprio
  • fazer o isolamento acústico
  • instalar ar-condicionado para poder restringir a abertura das janelas e ajudar a abafar e isolar os sons, como alternativa quando for menos oneroso do que fazer o isolamento acústico

Um dos problemas que causam problemas nas festas é quando os prestadores de serviços vêm e colocam os móveis e falam em voz alta, em um momento em que a maioria das pessoas quer dormir e não perturbar os outros. Estou falando de condomínios com um piso do chão ao primeiro andar.
Lembre-se de que é seu trabalho como sindico representar TODOS os moradores do condomínio, e que ajudá-los a resolver problemas como tal aumenta o valor do seu trabalho e ajuda o valor do condomínio.
Alguns edifícios são construídos sem considerar a necessidade de ter bom isolamento para acústica.

Se você está comprando ou alugando uma propriedade, recomenda-se que você faça uma pesquisa de propriedades e fale com funcionários e moradores para descobrir se há quaisquer queixas recorrentes sobre ruído. O que acontece é que há sempre um síndico, e quem compra um apartamento, está esperando realizar um sonho, e não quer ter uma casa desvalorizada independentemente do piso em que está localizado; ele quer paz e não viver um pesadelo.

O direito é de todos

É muito fácil para qualquer pessoa, seja síndico, conselheiro ou qualquer outro morador, dizer as seguintes coisas:

“É por isso que é mais barato comprar ou alugar um apartamento no piso térreo ou no primeiro andar. Se você escolheu para comprar uma unidade no 1º andar, era sua escolha!”
É como se viver em um condomínio fosse assim.

Outras coisas que se ouve é:

“Eu pago minha taxa de condomínio e tenho o direito de usar o salão, é pra isso que estão disponíveis.”

“Eu pago minha taxa condominial e vou usar!”

“Eu paguei a taxa de uso do salão e tenho o direito de me divertir.”

Ninguém jamais disse que não há espaço em um condomínio para os moradores se reunirem e se socializarem; mas o bom senso deve prevalecer porque se todos pensassem que poderia ser com ele, as coisas iam melhor em condomínios.

Não é apenas dizer que um de seus ‘direitos termina e quando os dos outros começam’, mas todos ganham quando alguém é justo.

Somos todos uma comunidade, e se agirmos com bom senso, respeito e empatia, todos ganham!

Isolamento acústico


Há a possibilidade de obter um especialista para inspecionar o nível de isolamento acústico no edifício; não é prática comum, mas é possível, e o proprietário do edifício será responsável, desde que seja feito dentro do tempo prescrito.

Após a análise de ruídos, é possível investir em isolamento acústico e aplicar técnicas que podem contribuir para a redução drástica deste incomodo e ainda trazer valorização para o condomínio, como empreendimento e como resultado, grande satisfação com a gestão do síndico ou síndica e boa convivência entre os moradores.

Com a opção deste recurso e investimento, de acordo com o Código Civil e o Código de Proteção ao Consumidor, o fabricante deve garantir que o produto funcionará como prometido por pelo menos 5 anos. Um investimento que vale a pena.

Por: Redação