Segurança em Condomínios: confira 10 Dicas para Viver com mais Proteção

Compartilhe essa matéria

A Segurança em Condomínios depende de síndicos e moradores que fiquem atentos e evitar qualquer tipo de brecha que possa oferecer riscos á segurança e implementar a tecnologia como aliada.
Segurança Condominial

Segurança em Condomínios

Você sabia que, além da localização privilegiada e infraestrutura completa, outro fator crucial para a valorização imobiliária é a segurança do condomínio?

Sim! De acordo com uma pesquisa do Jornal Fala Brasil, 69% das pessoas acreditam que a principal vantagem de viver em condomínio é a segurança.

Os condomínios fechados, inclusive, são os mais populares no Brasil. Porém, garantir a segurança de tantas pessoas se torna um desafio cada vez maior, até porque as quadrilhas estão mais espertas e ousadas.

De acordo com dados do Sistema de Informações Criminais, o Estado de São Paulo registrou cerca de 12 mil ataques a casas e condomínios entre 2014 e 2018. No primeiro semestre de 2022, o aumento foi de 11,09% para roubos e furtos.

Por isso, aumentar a segurança do condomínio é extremamente necessário, para evitar qualquer tipo de brecha que possa oferecer riscos aos moradores.

Leia também – IA na Segurança Condominial: Vantagens, Aplicações e Tendências

Continue a leitura e confira dicas para aumentar a segurança do condomínio.

Treinamento de funcionários

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, o trabalho humano faz muita diferença para a segurança do condomínio.

Por isso, eficiência e assertividade são características que devem predominar no treinamento dos funcionários.

Os porteiros e profissionais da segurança devem ser os mais qualificados e precisam conhecer todas as regras e rotina do condomínio para, assim que perceberem uma movimentação estranha, agirem de acordo com as normas de proteção.

Delivery e entregas de encomendas

Caso o condomínio não tenha uma Central de Delivery, a principal recomendação é que o porteiro entre em contato com o morador e solicite que ele vá à portaria retirar a encomenda.

Se o condômino não estiver em casa, o condomínio deve definir se o porteiro pode ou não receber encomendas para entregar ao morador posteriormente.

Para garantir a segurança do condomínio, porteiro e condômino não podem deixar que os entregadores entrem nas áreas sociais, pois se trata de uma pessoa estranha que estará observando a movimentação do condomínio, o que pode representar um risco.

Acesso de prestadores de serviços

Prestadores de serviço são pessoas muito comuns em condomínios, afinal, as reformas são constantes.

Por isso, quando um morador for iniciar uma reforma ou precisar de um prestador de serviço para consertar um equipamento, é necessário avisar a portaria, informando todos os dados do profissional.

Caso este funcionário vá prestar serviços para o próprio condomínio, é o síndico ou o zelador que devem autorizar a entrada e coletar seus dados.

Câmeras de segurança

Atualmente, câmeras de segurança são um dos principais dispositivos de proteção de um imóvel. Através destes equipamentos é possível inibir a ação de criminosos e, em caso de tentativas de assalto, é possível utilizar as imagens como prova policial.

Além disso, é necessário se atentar aos locais de instalação das câmeras de segurança: apenas em áreas comuns como na portaria, no hall de entrada, nos elevadores, nos corredores de acesso para as áreas comuns e na garagem.

As câmeras permitem a rápida identificação de suspeitos e o monitoramento das áreas comuns, caso aconteça algum acidente.

A privacidade dos moradores e funcionários deve ser garantida, e o uso das imagens deve acontecer apenas em casos de extrema necessidade, como parte de uma investigação ou para elucidar fatos.

Portaria remota

Uma das principais tecnologias usadas em condomínios, atualmente, é a portaria remota. Neste caso, a presença de um colaborador é dispensável e tudo é feito remotamente.

A empresa contratada fica disponível 24 horas por dia para liberar visitantes, abrir o portão, entre outros serviços.

Reconhecimento facial

A biometria é um dos dispositivos inteligentes que mais têm garantido segurança para os moradores de condomínios.

Com a biometria, o condômino não precisa esperar o porteiro abrir o portão. Apenas com a sua digital ou o reconhecimento facial, o morador entra em casa.

Os principais tipos de reconhecimento usados no mercado condominial são:

  • Íris – com o reconhecimento da parte colorida do olho humano
  • Voz – análise dos parâmetros físicos e comportamentais da voz
  • Retina – confere a disposição dos vasos sanguíneos que irrigam a retina
  • Digitação – confere o ritmo e a cadência do usuário durante a digitação.

As principais vantagens da biometria são: segurança, controle e registro de acesso, praticidade, economia a longo prazo, conveniência, redução da burocracia.

Fechadura eletrônica

Indo um pouco além e se preocupando com a segurança de cada unidade, as fechaduras digitais prestam um ótimo serviço de segurança e praticidade.

Afinal, quantas vezes você demorou para entrar no seu apartamento porque a chave estava perdida na bolsa?

Com a fechadura digital, basta digitar uma senha ou inserir seu dedo no dispositivo que a porta se abre!

No geral, as fechaduras digitais são práticas, fáceis de instalar, proporcionam segurança, não dependem de energia elétrica e agregam valor ao condomínio.

Elevadores inteligentes

Entre os últimos lançamentos da Inteligência Artificial estão os elevadores inteligentes.

E qual é a diferença deles para os elevadores comuns? Bom, nos inteligentes, o visitante acessa apenas o andar que precisa ir se possuir um código de acesso ou se o morador liberar a entrada a partir do seu apartamento.

Assim, os apartamentos em outros andares não ficam vulneráveis a riscos de invasões e furtos, por exemplo.

MORADORES PROMOVENDO A SEGURANÇA

Além de todas essas dicas para a segurança do condomínio, que devem ser providenciadas pelo síndico ou administradora, os moradores também devem ficar atentos:

  • Manter a porta de seus apartamentos sempre trancada
  • Não ficar conversando na frente do prédio, principalmente à noite
  • Enviar para a portaria a lista de convidados de festas com antecedência
  • Avisar a portaria sobre a visita de prestadores de serviços ou familiares/amigos com antecedência
  • Descer para buscar encomendas e não permitir que entregadores acessem o interior do condomínio
  • Fechar o portão ao entrar ou sair do condomínio (mesmo que outra pessoa esteja aguardando a liberação da portaria)

COSECURITY: a Segurança Colaborativa que o seu condomínio precisa!

CoSecurity Vigilância Colaborativa Haganá

CoSecurity tem mais de 2.000 câmeras espalhadas por vários pontos da cidade de São Paulo e Curitiba. Nossos principais clientes são condomínios residenciais.

Leia também – Segurança Colaborativa para Combater a Criminalidade

A CoSecurity tem três produtos que podem auxiliar na segurança colaborativa do seu condomínio:

Vision Tower – Torre de 3 câmeras, recomendada para condomínios, que proporciona visão 180° do perímetro externo.

Compacto CoSecurity – Pelo seu formato compacto, a instalação é feita na parte alta das paredes, para impossibilitar o alcance de pessoas não autorizadas. Recomendamos a utilização em comércios, para auxiliar na proteção do local.

Wall Tower – Torre de 2 câmeras com alta qualidade. Recomendamos a instalação em áreas que não possuem recuo, como em residências e comércios.

Quer saber mais sobre o sistema de Segurança Colaborativa da CoSecurityAcesse nosso site

Outras Fontes: Universo de Negócios – Condomínios Mais Valorizados Do Mercado São Os Que Investem Em Segurança

Matéria originalmente publicada no Blog CoSecurity – Segurança de condomínio: confira 10 dicas para viver com mais proteção – CoSecurity Segurança Colaborativa Inteligente

Por: Redação